Instituto Biológico terá colheita de café aberta ao público neste sábado

Frutos colhidos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

sex, 01/06/2012 - 18h52 | Do Portal do Governo

Você já se imaginou colhendo café em um centro urbano como São Paulo? Isso será possível neste sábado, 2, das 9h às 17h, no Instituto Biológico.

Os visitantes do Instituto vão participar da colheita do café solidário que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. O cafezal do Instituto Biológico conta com mais de 1.500 pés com frutos de café cereja. Quem for ao local, além de participar da colheita, vai conhecer a história desse nobre fruto, muito importante para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

VEJA A GALERIA DE FOTOS
Colheita em cafezal dentro da capital marca início da safra 2012

Os participantes do evento terão ainda a oportunidade de se inteirar sobre as boas práticas agrícolas para obtenção de um café de qualidade. O Instituto Biológico obtém duas ou três floradas por ano e esta etapa da colheita deve se encerrar semana que vem.

O Instituto faz a secagem dos grãos em um terreiro e posteriormente eles seguem para uma fazenda certificada do município de Caconde. Depois voltam a São Paulo para torragem e moagem por parte de empresas especializadas. Em dezembro, quando ocorre a premiação dos melhores cafés, o produto já embalado é doado ao Fundo de Solidariedade. No ano passado foram obtidos 350 quilos.

Se você se interessou basta ir até o local – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – e desvendar os segredos desse programa tão inusitado. Não é necessário pré-agendar.

Do Portal do Governo do Estado