Instituto Biológico será centro de referência em medicina veterinária

Novas tecnologias garantirão precisão e agilidade nos exames

qua, 03/06/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento está investindo R$ 2,5 milhões na área de saúde animal. O montante está sendo aplicado na aquisição de equipamentos, reforma e ampliação do Centro de Sanidade Animal do Instituto Biológico, na capital. “Queremos nos tornar um centro de referência em medicina veterinária no País. Para isso, estamos investindo em equipamentos de ponta, na qualidade dos nossos serviços e na capacitação dos profissionais. Esse tripé é fundamental para alcançarmos essa meta”, afirma o diretor geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho.
 
Entre as principais aquisições está um aparelho chamado PCR,  apontado como um dos mais modernos do mundo para fazer o diagnóstico molecular em tempo real. “Esse equipamento garantirá mais precisão, segurança e agilidade nos exames para diagnosticar doenças nos animais”, explica o diretor. Segundo ele, o equipamento começará a funcionar a partir do segundo semestre.
 
Hoje, o centro tem capacidade para realizar 5 mil diagnósticos/mês. Sua atuação compreende as áreas de bacteriologia, virologia, parasitologia, biologia celular, imunologia, plantas medicinais e tóxicas, anatomia patológica e microscopia eletrônica.
 
Ali são realizados cerca de 250 tipos exames, o que contribui para a vigilância e a prevenção de doenças, soluções para tratamento, estudo estratégico de enfermidades exóticas, combate às zoonoses, certificação de rebanhos livres de doenças, controle de qualidade de alimentos e produção de vacinas e insumos.