Instituto Biológico moderniza diagnóstico em sanidade animal

Complexo de Pesquisa e Diagnóstico Molecular recebeu investimentos de cerca de R$ 3 milhões

ter, 10/08/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico, órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IB/Apta/SAA), vai inaugurar nesta terça-feira, 10, o Complexo de Pesquisa e Diagnóstico Molecular em Sanidade Animal. Durante a cerimônia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será homenageado pelos seus 150 anos de existência. O secretário de Agricultura, João Sampaio, e o adjunto, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, estarão presentes.

O complexo é um laboratório dedicado ao diagnóstico de doenças animais por métodos moleculares, “um dos mais vigorosos, ao apoio à defesa sanitária animal em áreas estratégicas como vigilância, prevenção e controle de doenças, dentre elas, as zoonoses, garantindo a proteção da saúde dos animais e segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários”, diz o diretor do IB, Antonio Batista Filho.

A decisão estratégica do Estado de investir nessa área está ancorada na experiência adquirida pelo instituto com a realização de diagnósticos. A ampliação e modernização dos diagnósticos são importantes para a consolidação do IB como referência em diagnóstico de doenças animais. 

Sobre o laboratório

O prédio reformado possui cerca de mil metros quadrados de área construída, dos quais 50 de área biocontida. O ambiente é esterilizado por sistemas especiais de filtragem e terá controle das cascatas de pressão do sistema de ar-condicionado entre as áreas protegidas e ambientes anexos, além da obrigatoriedade de utilização de roupas e proteções específicas para o tipo de procedimento previsto nesse ambiente.

O empreendimento, que recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões, possui estrutura física com capacidade para evitar escape de agentes infecciosos.  Foram construídas salas com isolamento, portas de segurança, tratamento de ar e de resíduos. Essas adequações na estrutura e a utilização de medidas de biossegurança, que indica o controle efetivo de todos os processos, garantem que os agentes fiquem confinados no local. A estrutura permite controles absolutos nos processos de análise, de acordo com normas internacionais de biossegurança.

Para atender a demanda atual e futura por métodos moleculares, equipamentos para extração e purificação de ácidos nucléicos (estação robótica de pipetagem) e analisador de DNA foram adquiridos para automação dos procedimentos diagnósticos e desenvolvimento de novos processos de diagnósticos. Segundo Batista Filho, isso gera aumento de credibilidade com a precisão e agilidade nos resultados. “A resposta rápida no diagnóstico de um agente causador de surto de doença animal reduz o risco de disseminação de doenças e evita prejuízos”, diz.

O laboratório, modernizado e automatizado, permitirá ampliar os serviços prestados, seja por meio da capacidade instalada para produzir 200 mil análises por ano e/ou pela disponibilização de novos exames, informa Batista Filho. Além dessa atividade, o laboratório fortalecerá e multiplicará a ação do IB em geração do conhecimento (pesquisa) e educação, no campo da saúde pública veterinária e da higiene alimentar, uma vez que estará disponível aos alunos do curso de pós-graduação em “Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio”, oferecido pelo instituto.

Do Instituto Biológico