Instituto Biológico lança programa de agricultura familiar

Evento acontece nesta terça-feira, 14, no Polo Regional Leste da Apta, em Monte Alegre do Sul

seg, 13/04/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico lança nesta terça-feira, 14, às 10 horas, na sede do Polo Regional Leste Paulista da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), em Monte Alegre do Sul, o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf). O evento contará com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura, Antonio Julio Junqueira de Queiroz.

O objetivo do programa é desenvolver ações de curto, médio e longo prazos para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos produzidos na região.

O Prosaf é coordenado pelo Instituto Biológico (IB/Apta/SAA) e tem a colaboração do próprio pólo da Apta, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/SAA) e de associações de produtores locais. São 47 projetos e 22 eventos agendados para 2009, com foco em diversas culturas/criações. “Parte dos recursos para execução das metas será proveniente do Tesouro do Estado, através do programa ‘Risco Sanitário Zero'”, explica o diretor-geral do IB, Batista Filho. O instituto já vinha desenvolvendo diversos projetos nas áreas de sanidade animal, vegetal e proteção ambiental relacionados à agricultura familiar, mas ainda não havia estabelecido um programa de natureza específica nessa área.

O Estado possui 150.200 propriedades rurais familiares, que representam 68,9% do total, com 4,25 milhões hectares, ou seja, 24,5% da área territorial. A agricultura familiar predomina na produção de amendoim, batata, cebola, feijão, fumo, mandioca, sisal, tomate, uvas, suínos e frango. Produz a maior parte também de cacau, café e leite.

O conceito de agricultura familiar envolve as propriedades com menos de cem hectares, explica Batista. “Com isso, englobam-se nessa categoria as chamadas agricultura de subsistência, a pequena produção ou campesinato. Para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a agricultura familiar atende duas condições: a direção dos trabalhos do estabelecimento é exercida pelo produtor e o trabalho familiar é superior ao trabalho contratado”.

O Polo Regional Leste Paulista, além de Monte Alegre do Sul, abrange os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Conchal, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio da Posse, Santo Antônio do Jardim, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O pólo fica na estrada vicinal Nelson Taufic Nacif, km 3, em Monte Alegre do Sul.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento