Instituto Biológico investe em ações de responsabilidade ambiental

Em 2009, instituição enviou 5,3 toneladas de resíduos químicos para incineração

dom, 24/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

De olho na questão ambiental, o Instituto Biológico desenvolve, desde 2008, um programa de gerenciamento de resíduos. Para se ter idéia do trabalho, o instituto enviou cerca de 5,3 toneladas de resíduos químicos para incineração no ano de 2009.

De acordo com a pesquisadora Martiniana da Silva Vieira, do Laboratório de Toxicologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Proteção Ambiental, a gestão de resíduos químicos é importante ação ambiental, pois promove a destinação correta para esses produtos – seja incineração, reciclagem ou doação.

“Outro ganho ambiental é a tendência de substituir reagentes que causam maior dano ao meio ambiente e de difícil tratamento por outros que apresentem formas de tratamento menos danosas ao ambiente e à saúde”, explica Martiniana.

Ainda em 2009 foram enviadas 1,2 mil lâmpadas fluorescentes para reciclagem completa de seus componentes. Pilhas e baterias também foram destinadas para reciclagem integral. Esses materiais, utilizadas em todas as dependências do Instituto Biológico, entram na gestão de resíduos como parte dos resíduos químicos.

Os laboratórios do instituto também estão reduzindo o despejo de produtos de reação em pias comuns. Martiniana informa que essa prática foi substituída pelo uso de recipientes adequados e subsequente incineração.

“A gestão de resíduos também é importante do ponto de vista econômico, pois modifica a cultura de aquisição de produtos químicos. Hoje, os profissionais do laboratório optam pelo estoque reduzido e o acondicionam de acordo com as propriedades físico-químicas desses reagentes, levando em conta a incompatibilidade entre produtos químicos, o que reduz perdas por contaminação e de eficiência”, diz Martiniana.

Outros ganhos apontados pela pesquisadora serão a implantação de opção por compra programada, baseada em estimativas e previsões de baixa de estoque, e o agendamento de compra e entrega de novos produtos.

A gestão dos resíduos biológicos do Instituto é feita segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para Resíduos do Sistema de Saúde, tanto para a área de sanidade vegetal como para a de sanidade animal.

Da Agência Imprensa Oficial