Instituto Biológico inaugura novas instalações do laboratório de produção de imunobiológicos

Outros dois laboratórios recebem certificados ISO que reconhecem a qualidade dos testes realizados pelos profissionais do instituto

seg, 23/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inaugura, nesta segunda-feira, 23, as obras de ampliação do Laboratório de Produção de Imunobiológicos (diagnóstico de doença das aves) e recebe dois certificados ISO que reconhecem a qualidade dos testes realizados pelos seus profissionais. 

O laboratório que faz a análise de resíduos de pesticidas receberá a certificação ISO/CEC 17025:2005 para o escopo “Ensaios Químicos em Alimentos e Bebidas”, enquanto o laboratório que avalia doenças fúngicas e virais ganhará o ISO 9001:2000 para o escopo “Diagnóstico Fitossanitário”.

Ampliação

As instalações do Laboratório de Produção de Imunobiológicos receberam, no biênio 2007-2008, investimentos da ordem de R$ 1 milhão em obras de modernização e aquisição de equipamentos, segundo o pesquisador e diretor do IB, Antonio Batista Filho. Em 2009, o instituto recebeu até agora cerca de R$ 3 milhões, que foram aplicados na modernização de parte de seus laboratórios.

“A ampliação do Laboratório de Produção de Imunobiológicos, junto com a aquisição de novos equipamentos, resultará na adequada infraestrutura com vistas à produção do antígeno de mycoplasma, insumo importante para o diagnóstico da micoplasmose, importante doença das aves”, diz Batista Filho. Ele destaca a importância do setor avícola para a economia brasileira. “Além disso, o Estado estará capacitado para a implementação de políticas públicas que exijam a produção de antígenos com vistas a atender à demanda relativa à sanidade animal.”

Certificados

Segundo Batista Filho, o certificado ISO 17025 é extremamente estratégico para a área de análise de resíduos de pesticidas em alimentos. “O Laboratório de Resíduos de Pesticidas torna-se assim um dos raros laboratórios públicos brasileiros a receber essa certificação. Considerando a administração pública direta, é o único com essa graduação no Brasil”, diz.

Para o diretor do IB, essa conquista trará reconhecimento nacional e internacional às análises praticadas pelo laboratório. Ele ressalta que essa unidade já é reconhecida pelo governo japonês para exames de resíduos em alimentos exportados para aquele país. É também credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fazendo parte da Rede de Laboratórios Oficiais para análise de resíduos em alimentos.

O Sistema de Análises do IB também receberá a certificação 9001:2000 para o escopo “Diagnóstico Fitossanitário – doenças de natureza fúngica e viral”. Por meio do Sistema Integrado de Controle de Análises Fitossanitárias (Sica), é possível rastrear as amostras e elaborar o laudo dentro dos prazos previstos no programa da qualidade, monitorado pelos indicadores institucionais, explica Batista Filho.

A certificação envolve importantes doenças que são consideradas pragas quarentenárias, ou seja, aquelas que limitam as exportações e a movimentação interna de vegetais, como a sigatoka negra, que ataca a banana. “Nesse caso específico, o IB tem sido responsável pela análise dessa doença de material proveniente de vários Estados, tendo, inclusive, adaptado técnica molecular para o diagnóstico da doença em caso onde a técnica rotineira não seja suficiente”, afirma o diretor do IB.

Da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente