Instituto Biológico é credenciado para diagnosticar doença aviária

Credenciamento ampliará vigilância e agilizará análises laboratoriais da doença

dom, 07/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para fazer diagnóstico de uma doença que atinge as aves, a laringotraqueíte infecciosa.

O credenciamento foi oficializado pela portaria 429, de 14/12/2009, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. O credenciamento é uma grande conquista para a manutenção da vigilância e diagnóstico da enfermidade. Além disso, facilita e otimiza as análises laboratoriais da região de Bastos, principal polo nacional do segmento de postura comercial – até então as análises eram feitas no Laboratório Nacional Agropecuário do Mapa (Lanagro) de Campinas, a 500 quilômetros de distância.

Segundo o pesquisador e diretor do Centro de Sanidade Avícola de Descalvado, Antonio Guilherme de Castro, a laringotraqueíte é uma doença infecciosa que causa inúmeros prejuízos à avicultura industrial. Foi notificada pela primeira vez no Brasil em dezembro de 2002, na região de Bastos, onde provocou elevados prejuízos ao setor. Desde então, os técnicos da secretária tomaram diversas medidas para controlar a enfermidade por meio de medidas de defesa sanitária obrigatórias, como vacinação e isolamento.

O caso mais recente da laringotraqueíte foi constatado em maio de 2004 e hoje a doença encontra-se controlada com o uso de vacinação.

Do Instituto Biológico