Instituto Biológico completa 83 anos de atividades e recebe certificado de qualidade

Para comemorar a data, a entidade promove a abertura da sua 23ª Reunião Anual

seg, 08/11/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta/SAA), comemora 83 anos nesta segunda-feira, 8. Para comemorar a data, a entidade promove a abertura da sua 23ª Reunião Anual.

Durante o evento serão entregues os certificados de qualidade para novas áreas da instituição que foram reconhecidas pela ABNT NBR ISO 9001:2008 e a outorga da Medalha “Rocha Lima” ao ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Haverá ainda o lançamento do livro “Uma instituição pública de pesquisa científica e tecnológica em um mundo em transformação: Instituto Biológico de São Paulo – 1998-2010”, de autoria da escritora Maria Alice Rosa Ribeiro.

Novas certificações

O novo certificado que será recebido pelo IB inclui escopos envolvendo o controle físico-químico da qualidade da água, a gestão de documentos históricos, doenças na área de sanidade animal e o diagnóstico de fungos em sementes. Segundo o diretor do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, agora, já são 12 escopos certificados, além da área de resíduos de pesticidas em alimentos acreditada pela ISO 17025.

“A ampliação de novos escopos representa um grande passo no sentido de reconhecimento do sistema gestão de qualidade total (SGQ) da instituição, com detalhamento de seus procedimentos e transparência de gestão, na qual todos têm suas funções claramente definidas”, explica a pesquisadora Nayte Vitiello, gerente da qualidade do IB. O processo de manutenção e ampliação de escopos envolveu cerca de 140 pessoas.

“Este processo de implantação e implementação refletiu tanto no crescimento institucional quanto no trabalho cooperativo; na integração das unidades do interior e sede que participaram desse processo; e na adesão de outras unidades ao programa. Definitivamente, o SGQ agregou um valor significativo ao desempenho do IB junto ao agronegócio, evidenciado pelos indicadores e metas das unidades e relatos dos envolvidos no processo”, diz a pesquisadora.

Reunião

A 23ª Reunião Anual do Instituto Biológico, que se estenderá até quinta-feira, 11, terá como tema geral “Sanidade, agronegócio e mercado global”. Durante a reunião serão realizadas a mesa redonda “Sanidade em cana-de-açúcar”; os workshops “Mercado de exportação de produtos agrícolas e a certificação de laboratórios de diagnóstico na agricultura” e “A rede de laboratórios dedicados a contaminantes em alimentos”. Na área ambiental, será discutido o tema “O agronegócio no contexto da emissão de carbono”.

Fechando os temas científicos, serão discutidos assuntos referentes ao registro de agrotóxico para culturas de suporte fitossanitário. O profissional de apoio à pesquisa e a área de qualidade, administração e recursos humanos terão a oportunidade de participar do evento, com mini-cursos e apresentação de trabalhos e troca de experiências.  

Também serão apresentados 137 resumos aprovados pela comissão científica da 23ª RAIB, originários de várias instituições de pesquisa (inclusive da APTA), universidades, associações do setor produtivo, empresas, organizações não-governamentais e prefeituras de vários Estados brasileiros.  

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento