Instituto Biológico comemora 81º aniversário com certificação

A cerimônia, agendada para as 9h30, contará com a presença do secretário João Sampaio

dom, 02/11/2008 - 18h02 | Do Portal do Governo

A comemoração dos 81 anos do Instituto Biológico, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IB/Apta/SAA), nesta segunda-feira, 3, terá como um dos destaques a notícia da certificação de dois laboratórios estratégicos, um localizado na Capital e, outro, em Descalvado. A cerimônia, agendada para as 9h30, contará com a presença do secretário João Sampaio.

Após dois anos do processo de implantação do sistema de gestão da qualidade, o IB vai receber o certificado NBR ISO 9001:2000, cujo objeto de ação é a produção de imunobiológicos para diagnóstico de tuberculose e brucelose (laboratório na sede, em São Paulo), diagnóstico de salmonelose aviária (laboratório da unidade de Descalvado) e publicação de artigos e comunicações científicas originais na revista eletrônica “Arquivos do Instituto Biológico”.

Para certificar os dois laboratórios, foram investidos recursos no valor de R$ 935 mil (produção de imunobiológicos para brucelose e tuberculose) e de R$ 218 mil para o diagnóstico de salmonelose aviária (laboratório de Descalvado). Os recursos foram provenientes do Governo do Estado, por meio do Programa “Risco Sanitário Zero”, e da iniciativa privada, segundo o diretor do IB, Antonio Batista Filho.  

 A estratégia de certificar os laboratórios exigiu investimentos na modernização da infra-estrutura física, de equipamentos e no treinamento de pessoal, segundo a pesquisadora Nayte Vitiello, gerente da qualidade institucional e representante da direção no comitê da qualidade. “É um processo complexo, que envolve calibração de equipamentos ou compra de equipamentos que sejam certificados pela Rede Brasileira de Calibração ou que a firma tenha ISO 9001”, explica.  

Um dos resultados desse investimento é a maior participação do IB na produção nacional de tuberculinas bovina e aviária para teste diagnóstico, que aumentou de 27% (em 2005) para 45% (em 2007), atingindo o total de 1,378 milhão de doses. Já no caso de antígenos para brucelose, a produção do Biológico representa em torno de 20% da produção brasileira, o equivalente a 700,64 mil doses. Ou seja, o IB produziu, no ano passado, 2,078 milhões de doses de tuberculinas e antígenos (que representa, em média, 31% da produção do Brasil).      

 O próximo passo será a ampliação do número de laboratórios certificados no programa de gestão da qualidade em conformidade com a ISO 9001:2000. Também está prevista  a certificação de alguns laboratórios em conformidade com a ISO 17025:2005 (que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaios e calibração), conforme Nayte.    

A certificação deverá representar maior credibilidade (transparência e rastreabilidade na entrada de insumos e saída de serviços) junto a clientes da instituição como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), produtores e comunidade científica. “Isso dá maior visibilidade ao processo, tanto no diagnóstico quanto no processo de produção de imunobiológicos e até mesmo para a nossa revista”.

Reunião anual – A comemoração do aniversário ocorre na abertura da XXI Reunião Anual da instituição (Raib). Durante o evento também estão previstos a entrega da medalha “Rocha Lima” ao professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Nogueira Neto – premiado inúmeras vezes por sua dedicação em prol do meio ambiente e por sua preocupação com as mudanças climáticas e os ecossistemas terrestres, homenagem aos 50 anos da Fundação Parque Zoológico do Estado de São Paulo, premiação dos funcionários “Destaque 2008” e homenagem aos aposentados do IB.

A Raib segue até 6 de novembro. Serão apresentados 220 resumos de trabalhos (pôsteres) de 67 instituições oriundas de 17 Estados (do norte do país ao Rio Grande do Sul), além de dezenas de palestras, conferências, mini-cursos e mesas-redondas. Os palestrantes são de diferentes instituições de pesquisa, universidades e órgãos públicos.    

Paralelamente à reunião serão realizados dois eventos: IV Ciclo de Palestras em Agricultura Orgânica e o I Simpósio Paulista sobre Grãos e Produtos Armazenados. Os participantes poderão freqüentar minicursos sobre qualidade  e relacionamento interpessoal e responsabilidade socioambiental corporativa, sustentabilidade e diversidade. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Apta. Mais informações e programação completa no site do IB – www.biologico.sp.gov.br)          

Serviço

Cerimônia do 81º aniversário do IB e
Abertura da XXI Reunião Anual do IB
Data: 3 de novembro, a partir das 9h30
Local: IB, auditório “Rocha Lima” (3º andar)
Av. Miguel Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, São Paulo/Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento