Instituto Agronômico promove circuito ecológico para crianças em Jundiaí

Programação acontece entre os dias 4 e 8 de junho

sáb, 02/06/2001 - 10h51 | Do Portal do Governo

Programação acontece entre os dias 4 e 8 de junho

Entre os dias 4 e 8 de junho, o Centro de Mecanização e Automação Agrícola do Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), estará voltando seus trabalhos para a conscientização ecológica de crianças da cidade de Jundiaí. Será realizada a VIII Semana do Meio Ambiente direcionada a estudantes de pré-escola até o colegial de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

‘O Centro de Mecanização fica em uma área privilegiada da cidade. Podemos ver a Serra do Japi e um bairro que existe próximo à mata. Comparando os espaços, vamos falar sobre a correta urbanização e conscientizar as crianças sobre ecologia e preservação da natureza. Além do mais, com as apresentações, eles ficam mais próximos das atividades que exercemos na instituição’, explica a técnica de apoio e bióloga do Centro, Maria Ferreira, que também coordena o evento.

A cada dia, os técnicos de apoio e pesquisadores receberão cerca de 320 crianças de quatro escolas diferentes. Logo no início, os visitantes assistirão a dois filmes curtos que mostram a urbanização feita pelos homens e o mesmo trabalho, realizado de uma forma mais harmoniosa, pelos animais. No final dessa aula, serão descritas as atividades e funções do Centro de Mecanização.

Em seguida, as crianças farão um passeio de ‘trenzinho’ até o ponto mais alto da área e poderão observar a Serra do Japi e o bairro Eloy Chaves que está avançando em direção à mata, explica Maria Ferreira. Depois as crianças conhecerão uma estação de tratamento de água e uma floresta de Araucária, para que aprendam sobre a necessidade da preservação e do reflorestamento.

O passeio continua com a visita a uma represa do Centro, para que os alunos observem a importância da mata ciliar e o que acontece caso ela seja retirada. A visita segue para uma estação, onde será falado sobre o lixo e um campo de agricultura, no qual serão discutidas as formas de proteger o solo. Finalmente, todos receberão explicações sobre coletores de energia solar, seu funcionamento e importância em época de escassez do recurso.

O trajeto tem duração de 1 hora e 10 minutos com a participação dos técnicos de apoio e pesquisadores do Centro de Mecanização. As atividades terminam com brincadeiras de recreação, realizadas por profissionais do Senac de Jundiaí.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Mecanização do IAC – (11) 4582-8155.