Instituto Agronômico de SP apresenta novo laboratório de análise

Após o credenciamento, será o único laboratório público do País para análise de fertilizantes

qui, 25/06/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC) apresentará nesta sexta-feira, 26, as novas instalações do Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e de Resíduos. O local passou por uma reforma para atender às exigências da NBR ISO/IEC 17025:2005 – norma internacional utilizada por laboratórios de ensaios e calibração e pelos organismos de credenciamento de laboratórios em todo o mundo.

A apresentação faz parte das comemorações do 122º aniversário do instituto.

Este será o único laboratório público no Brasil credenciado para realizar análises de fertilizantes. O credenciamento, que deverá acontecer até março de 2010, vai comprovar que a unidade do IAC atende os padrões de qualidade exigido em normas internacionais.

“A análise dos fertilizantes, corretivos e de resíduos com potencial de uso agrícola implica na preservação da qualidade do solo em manter-se produtivo, sem causar riscos ao meio ambiente e economizando recursos naturais”, explica Aline Renée Coscione, pesquisadora do Instituto da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A unidade

Instalado no 2º andar do edifício Conselheiro Antonio Prado, dentro do Jardim Botânico do IAC, em Campinas, o laboratórioconta com equipamentos de ponta. Entre eles, está o chamado espectrômetro de emissão por plasma de argônio, adquirido num projeto multiusuário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no valor de US$ 200 mil. “Ele permite a determinação simultânea de, pelo menos, 23 elementos químicos entre macro e micronutrientes e de metais pesados, que são de interesse nas amostras que analisamos”, explica Aline Coscione.

Para se adequar à norma ISO 17025:2005, o IAC investiu também na compra de equipamentos de uso geral em laboratórios, como estufas e agitadores, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq), aprovados em dezembro de 2008.