Instituto Agronômico comemora 123 anos de atividades

Para comemorar a data será entregue o Prêmio IAC, homenagem em reconhecimento à dedicação e competência de seus servidores

qui, 24/06/2010 - 12h23 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) está completando 123 anos de atividades. Para comemorar a data, será realizada nesta quinta-feira, 24, a entrega do Prêmio IAC, homenagem concedida desde 1994, em reconhecimento à dedicação e competência de seus servidores. Este ano, serão homenageados Ignácio José de Godoy e Rosino Rodrigues da Silva, respectivamente, nas categorias Pesquisador Científico e Servidor de Apoio.

Godoy ingressou no Instituto em 1975 e desde então dedica-se às pesquisas com amendoim. Os campos paulistas respondem por cerca de 70% da produção nacional de amendoim e 80% das lavouras são plantadas com variedades IAC. Muito desse resultado se deve ao trabalho do pesquisador. “Minha carreira tem como ponto de destaque a preocupação em fazer pesquisa que produza resultados tecnológicos que atinjam diretamente o agricultor”, avalia Godoy.

Já Rosino Rodrigues da Silva começou a trabalhar em 1966 e hoje atua na gráfica interna do instituto. “Através dos impressos que produzimos aqui são divulgados os resultados das pesquisas feitas pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas. Assim, posso dar uma pequena parcela de minha contribuição à nossa sociedade”, diz.

Saiba um pouco mais sobre o IAC

Fundado em 27 de junho de 1887, o IAC desenvolve atualmente 470 projetos de pesquisas em diversas áreas da agricultura. O trabalho é realizado por 195 pesquisadores – 80% deles têm doutorado e 16%, mestrado. A equipe científica é apoiada por 346 servidores. Em 123 anos de atuação, o IAC já desenvolveu 917 variedades de plantas de 66 espécies, além de tecnologias relacionadas ao plantio, manejo, colheita e pós-colheita dessas culturas. O Instituto também oferece curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical, com mestrado e doutorado.

Somente nos seis primeiros meses deste ano, o IAC recebeu nove prêmios; no segundo semestre de 2009 foram cinco. São 14 manifestações de reconhecimento em um ano.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento