Instituto Adolfo Lutz lança livro virtual sobre alimentos

Edição online é alternativa para economizar gastos com impressão

qua, 22/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Adolfo Lutz (IAL) publicou a versão online da quarta edição da obra “Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos”. A divulgação pela Internet foi a opção usada pelo instituto para economizar recursos de impressão e ampliar o conhecimento da população sobre uma de suas tarefas. Disponível no site http://www.ial.sp.gov.br/, o material descreve a análise de todos os tipos de alimentos.

O conteúdo não aborda questões ligadas à legislação, porém o conteúdo tem relevância para pequenas empresas, frigoríficos, universidades e para a população. O volume traz informações sobre processos de controle de qualidade em gêneros alimentícios.

A primeira versão impressa do livro saiu em 1951 e a última foi lançada em 2005, com tiragem já esgotada de 2,5 mil exemplares. A quinta edição impressa da obra está prevista para 2010. O material costuma ser doado pela Anvisa e vendido pelo IAL, a preço simbólico.

A coordenação editorial do livro é dos pesquisadores Odair Zenebon e Neus Pascuet. Os autores são os profissionais do corpo técnico do IAL, formado por 80 estudiosos. O site ainda não tem pronta uma versão única e completa da obra para download. Entretanto, é possível fazer cópia gratuita da versão preliminar de todo o conteúdo – composto pelo índice, 29 capítulos e dois apêndices. No total, é possível baixar 32 arquivos, todos no formato PDF.

Da Imprensa Oficial