Instituições do Estado participam da Virada Cultural

Museus do Estado ficarão abertos em horário especial no evento da Capital

ter, 11/05/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Mais uma vez, a Secretaria da Cultura é co-realizadora da Virada Cultural na capital paulista. O evento promoverá apresentações e atividades artísticas ao longo de 24 horas, neste final de semana, 15 e 16. Entre algumas atrações da sexta edição do evento estão espetáculos da Osesp e da São Paulo Companhia de Dança, além de horário de visitação prolongado em diversos museus da Secretaria.

A Virada, aliás, marcará um importante momento na história das orquestra e da companhia de dança, que, pela primeira vez, farão uma apresentação conjunta.  No espetáculo, marcado para domingo,16, às 16 horas, no Palco das Orquestras, a Osesp acompanhará um casal de bailarinos da SPCD na obra Tchaikovsky Pas de Deux, de Georges Balanchine. Na mesma apresentação, a orquestra tocará ainda duas composições de Robert Schumman – a Sinfonia nº 2 e a abertura Manfred -, sempre sob a regência do maestro convidado John Nelson.

A São Paulo Companhia de Dança fará outras duas apresentações na Virada, na noite de sábado, 15: no Teatro Sérgio Cardoso, com as coreografias Serenade e Theme e Variations, também de Balanchine; e, perto da meia-noite, no Palco da Dança (no Vale do Anhangabaú), com Gnawa, de Nacho Duato. Já no domingo, 16, grupos de músicos da Osesp participarão da Virada. O Coro de Câmara mostrará um programa que reúne músicas do repertório sacro e da MPB, na Pinacoteca do Estado, e a Orquestra de Câmara apresentará obras de Vivaldi na Sala São Paulo.

Ainda na área de música, vale a pena conferir a apresentação dos grupos da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo. A Orquestra Jovem Tom Jobim e a Banda Sinfônica Jovem tocarão no Memorial da América Latina, enquanto o Coral Jovem do Estado terá encontro marcado com o público no Teatro do Masp.

Já para os fãs da dança, outra opção será o evento “Virada de Solos”, promovido pelo Teatro da Dança, em que artistas de diferentes linguagens – dançarinos, coreógrafos, músicos, compositores e diretores teatrais – mostram solos e duos. O espetáculo começará às 20 horas de sábado e deverá terminar no domingo, à 1 hora.

Museus

Entre os museus da secretaria, as opções de passeio são muitas. O Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, funcionará até a meia-noite no sábado, e no domingo tem horário normal, mas sem cobrança de ingresso. Além das exposições em cartaz, haverá apresentações de teatro e de música nas áreas de circulação do museu.

A Pinacoteca do Estado também terá horário estendido e entrada franca. O museu promoverá passeios guiados ao Parque da Luz durante a noite, e monitores treinados farão visitas ao acervo para deficientes auditivos. Outra atração é o já tradicional Feirão de Livros, no sábado, das 11 às 16 horas. Na Estação Pinacoteca, também será possível visitar as exposições – entre elas, a de obras de Andy Warhol – até as 22 horas de sábado, ou no domingo, em horário normal.

Casa das Rosas, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Paço das Artes e Museu Afro Brasil também integram a programação da Virada, com diversas apresentações artísticas, saraus e exposições para os mais diferentes gostos.

Da Secretaria da Cultura