Instituição que aborda relações de consumo chega à Capital

Observatório mapeia comunidades carentes, encontra lideranças e as capacita

sex, 20/03/2009 - 16h06 | Do Portal do Governo

O Observatório Social das Relações de Consumo chegou à cidade de São Paulo. Idealizado pela Secretaria de Justiça e Fundação Procon por meio de parcerias junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Universidades e órgãos representativos de estudantes, a entidade analisa e estuda as relações de consumo e trata dos direitos de cada cidadão assegurados no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Já consolidado em quatro municípios do interior (Franca, Santos, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo), o instituto tem como objetivo mapear comunidades carentes, encontrar suas lideranças, capacitá-las nos assuntos referentes às relações de consumo e cidadania e, finalmente, criar um modelo de autogestão. O projeto desenvolve-se através das Oficinas Culturais divididas em dois módulos, cada um com duração média de seis meses e duas horas de aula por semana.

 Na Capital, o Procon vai desenvolver oficinas em conjunto com os Centros de Integração da Cidadania (CIC) das regiões periféricas. Por meio dessa metodologia, o projeto capacitou no interior mais de 800 jovens universitários para atuar nas comunidades regionais prestando assistência sobre orçamento doméstico, direitos previstos no CDC e coletar informações para entidades que atuam nas áreas de cidadania, direitos humanos e de defesa do consumidor.