Instalações do DOI-Codi são tombadas como patrimônio histórico

O prédio foi palco para a repressão durante o período da ditadura militar

seg, 10/02/2014 - 14h22 | Do Portal do Governo

As antigas instalações do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), espaço usado para repressão no período da ditadura militar, foram tombadas como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) no último mês de janeiro. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O local fica na Rua Tutóia, 121, na zona sul da capital e, de acordo com o estudo do UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), o lugar possui um apelo estético particular e carrega uma difícil simbologia política. Diante desse estudo, tanto o parecer da área técnica quanto o do conselheiro relator foram favoráveis ao tombamento, sendo aprovados pelo Condephaat.

O pedido de tombamento do conjunto estava sob análise do conselho desde junho de 2012 e foi protocolado pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE), Ivan Akselrud de Seixas, O pedido também ganhou adesão de outras entidades, como o Grupo Tortura Nunca Mais (São Paulo), o Fórum dos ex-presos políticos do Estado de São Paulo, o Núcleo Preservação da Memória Política e a Comissão de Familiares de Presos Políticos Mortos e Desaparecidos.

Para o secretario de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, esta foi uma decisão emblemática. “Este processo se torna uma referência, assim como a decisão do conselho, que honra este parecer, tornando-se parte da consolidação da democracia do nosso País”, afirmou.

Foi neste local que morreu, em 1975, sob tortura, o jornalista Vladimir Herzog. Segundo a conselheira que relatou o tombamento, Silvana Rubino, a decisão de tombar o prédio mostra que a o Condephaat está em sintonia com os debates políticos recentes, “assim como com discussões importantes da área de patrimônio”, concluiu.

Do Portal do Governo do Estado