Instalação interativa no Paço das Artes leva ao público os segredos da maçã

Hyperapple, em cartaz até 6 de maio, permite pesquisar informações do objeto, inclusive táteis, com o uso de uma luva cibernética

qui, 19/04/2007 - 9h02 | Do Portal do Governo

O toque numa imagem 3D de uma maçã, com o uso de luva especial, possibilita sentir a fruta como se ela estivesse presente de fato e acessar pesquisas e registros produzidos pela humanidade sobre ela. E mais: para guiar a pesquisa, basta mudar a posição dos dedos.

Essa experiência será possível, a partir do dia 24 deste mês, no Paço das Artes, por meio da instalação interativa Hyperapple. Criado pelos artistas Rejane Cantoni e José Wagner Garcia, o trabalho traz ao público o conceito de busca tridimensional de informações, por meio uma interface de computador especialmente desenvolvida para esta tarefa.

Braço artístico do Labcog, um laboratório de desenvolvimento de interfaces de computador ligado à tecnologia de prospecção de petróleo da Petrobrás, o projeto integra arte e ciência, com práticas e conceitos das duas áreas. “Ele resulta da aproximação destes dois sistemas de produção de conhecimento, uma estratégia que já ocorria no século 15, como, por exemplo, nos trabalhos de Leonardo Da Vinci”, diz Rejane Cantoni.

Segundo os artistas, na concepção do Hyperapple, a arte incorpora os métodos e os procedimentos da ciência e a ciência utiliza-se dos mecanismos de sensibilização investigados pela arte para dar aos sentidos humanos a possibilidade de apreender a complexidade da produção científica.

A tentação da maçã – A sensação tátil da fruta e o acesso às informações só são possíveis com o uso de uma luva especial, equipada com sensores e atuadores. Com a luva, o usuário experimenta as sensações ao tocar a projeção da imagem. Paralelamente, músicas relacionadas a essa busca ocupam o ambiente.

Para a criação do projeto, o primeiro passo foi a escolha do objeto que seria alvo do trabalho. Eleita a maçã, o trabalho prosseguiu com o mapeamento completo da sua constituição física. Para isso, foram digitalizadas fotografias de várias fatias da fruta. Isso permitiu a visualização, no computador, da maçã por todos os ângulos, inclusive o seu interior, e a sua reconstituição virtual.

Paralelamente, a elaboração de uma pesquisa sobre as referências sobre a fruta em diferentes áreas – culinária, ciência, literatura, música, etc. – deu origem ao banco de dados sobre a fruta, que é acessível por meio do contato interativo com a instalação.

Pesquisa virtual  

O LabCog é o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Interfaces Humano-Computador para Amazônia Cognitivo, que se dedica ao monitoramento sócio-ambiental das atividades da empresa na região amazônica – onde realiza exploração, produção, transporte, refino e distribuição de petróleo e derivados.

É caracterizado por uma caverna digital, criada para pesquisa em ambientes virtuais. Nela são simulados e visualizados bacias sedimentares e sistemas petrolíferos em águas profundas para, em ambiente computacional, monitorar os impactos ambientais das atividades de exploração e produção.

SERVIÇO

Hyperapple – de 24 de abril a 6 de maio

Temporada de Projetos 2007-2008 – de 24 de abril (abertura às 19 horas) a 20 de maio

Paço das Artes – Av. da Universidade, 1 – Cidade Universitária

Funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30

Sessões de monitoria: terças, quintas e sábados, das 14 às 17 horas ou com agendamento

Entrada franca

Da Agência Imprensa Oficial

(R.A.)