Inspetores da Fifa vistoriam São Paulo

Comissão da entidade máxima do futebol vistoria a Capital paulista, que poderá receber jogos da Copa de 2014

qua, 29/08/2007 - 10h04 | Do Portal do Governo

Atualizada às 11h20

O governador de São Paulo, José Serra, recebeu nesta quarta-feira, 29, os inspetores da Federação Internacional de Futebol (FIFA) no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, na zona Sul da Capital. A comitiva vistoria a Capital paulista, uma das cidades que podem sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

Confira o roteiro da vistoria

Serra estava acompanhado do Secretário Estadual do Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, e do prefeito da Capital, Gilberto Kassab. Também estavam presentes o medalhista olímpico Aurélio Miguel, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Raí e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Os inspetores da comissão – Walter Gagg, Hugo Salcedo, Jaime Yarza, Jorge Batista e Jaime Byrom – permaneceram no Morumbi por cerca de 1 hora. Em seguida, visitaram o Hospital Albert Einstein, no mesmo bairro.

Na Copa, o Estádio do Morumbi terá capacidade para abrigar 62 mil pessoas. Dentre as exigências da FIFA a serem atendidas consta a modernização do espaço interno, a construção de uma área vip com capacidade para 500 convidados da entidade e a ampliação da sala de imprensa para comportar até 3,2 mil jornalistas. O cronograma de obras prevê o início das reformas para janeiro de 2008.

O Estádio tem localização privilegiada: está distante apenas um quilômetro da futura Estação São Paulo-Morumbi do Metrô, da Linha 4-Amarela, a ser inaugurada em 2012. Num raio de 10 quilômetros do Estádio há 14 hotéis de luxo e outros 14 de padrão superior para acomodar o público visitante. A Capital dispõe de 32 mil táxis – a maior frota da América Latina – e também do segundo maior contingente de jatos e helicópteros do mundo, atrás apenas de Nova York.

Além do Morumbi, a Capital dispõe de outros estádios que podem ser utilizados por delegações estrangeiras como campos de treinamento antes mesmo da Copa e já na véspera das partidas.

Almoço no Bandeirantes

Depois da visita ao Einstein, o quinteto chegou ao Palácio dos Bandeirantes, onde reencontrou o governador José Serra para um almoço. Depois do almoço, os inspetores deixam a sede do governo paulista para sobrevoar alguns pontos da cidade de São Paulo. A comitiva também visita a Estação Alto do Ipiranga do Metrô. De lá, segue de metrô até a Estação Imigrantes. À noite, a comitiva viaja para Porto Alegre. A visita dos inspetores termina na quinta-feira, com a inspeção à cidade do Rio de Janeiro.

Em março, durante encontro com o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, o governador José Serra defendeu que São Paulo seja sede da abertura ou do encerramento da competição.

“Do ponto de vista de São Paulo, temos todo o interesse de acolher a Copa em nosso Estado, as partidas importantes, e proporcionar toda a infra-estrutura e as condições necessárias nas áreas da segurança e da saúde”, argumentou o governador.

A decisão da Fifa sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil está agendada para o dia 30 de outubro, em Zurique, na Suíça. Caso seja confirmado, de oito a 12 cidades serão escolhidas como sede entre julho e dezembro do próximo ano.

Cleber Mata / Manoel Schlindwein

(I.P.)