Inspeção em ônibus fretados reprova 70% dos veículos por emissão de fumaça preta

Ação de caráter educativo faz parte da Operação Inverno 2007

qui, 12/07/2007 - 10h59 | Do Portal do Governo

A inspeção em ônibus de fretamento realizada nesta quarta-feira, 11, no pátio de estacionamento do Sesc Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, registrou o índice de 70% de veículos reprovados por emissão de fumaça preta acima do limite permitido pela legislação ambiental.  Foram avaliados 17 ônibus e, desses, apenas cinco passaram pelo teste de emissão com o opacímetro, equipamento eletrônico que mede com maior precisão o volume de material particulado e outros componentes químicos presentes na queima do óleo diesel.

Os motoristas dos veículos desregulados receberam orientação dos técnicos da Cetesb sobre como fazer a manutenção adequada dos motores, como troca de filtros e bicos injetores de combustível. A ação, de caráter educativo, sem qualquer punição aos infratores, faz parte da Operação Inverno 2007 realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Por meio da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, e integra o Projeto Respira São Paulo, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo.

“Esta iniciativa é muito positiva. Sabendo como proceder para fazer a correta regulagem do veículo, poderemos evitar a multa numa futura fiscalização e ainda estaremos ajudando a melhorar o ar da cidade”, comentou Evanildo Bezerra, há cinco anos motorista de fretamento. O Sesc Itaquera foi escolhido por receber uma média diária de 200 ônibus de fretamente durante o período de férias.

A Cetesb também começou a estação móvel de monitoramento da qualidade do ar, que deverá permanecer até o final do ano nas dependências do Sesc Itaquera, avaliando a qualidade do ar na região leste da cidade. Estará sendo monitorado o nível dos gases ozônio e óxidos de nitrogênio e material o particulado.

A campanha no Sesc Itaquera foi aberta pelo presidente da Cetesb, Fernando Rei e pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli, e contou com apoio do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPE) e do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa). A inspeção aos ônibus continua até a tarde desta quinta-feira, dia 12.

Da Cetesb