Inspeção de veículos leves no Guarujá orienta motoristas gratuitamente

Centro automotivo ficará montado este sábado, 26, na Paraia de Pirangueiras

sáb, 26/07/2008 - 10h36 | Do Portal do Governo

A CETESB, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, avaliou gratuitamente na quinta-feira, 23, no Guarujá, 18 veículos leves a álcool e gasolina, em mais uma ação da Operação Inverno 2008. Desses, 44% (8 veículos) estavam emitindo poluentes acima do padrão ambiental e foram reprovados nos testes de regulagem dos motores. A inspeção, feita num centro automotivo que ficará montado até este sábado, 26,  na Praia de Pitangueiras, à Avenida Puglisi, altura no nº 96, também está verificando o sistema de escapamento e o estado do catalisador.

Desde quando foi lançada a Operação Inverno 2008, no dia 13 de junho último, já foram realizadas três campanhas de inspeção de veículos e cinco comandos de fiscalização, para coibir a emissão excessiva de fumaça preta. Essas ações foram realizadas em municípios do Interior, Litoral e na Grande São Paulo. Nos comandos de fiscalização, foram multados 648 veículos, entre ônibus e caminhões. Nas campanhas educativas de orientação aos motoristas, foram inspecionados 201 veículos. Os motoristas recebem todas as informações necessárias de como proceder para a melhor regulagem dos motores, medida que visa diminuir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria da qualidade do ar.

Para Marcelo Bales, coordenador da Operação, as ações de controle estão tendo uma boa receptividade por parte dos motoristas e da própria população, que durante o período de inverno, principalmente em tempos de umidade relativa do ar extremamente baixa, como estamos vivendo atualmente, sofre com a poluição. Segundo adiantou, estão sendo programados até o final do mês, novos comandos de fiscalização em Mauá, Araraquara, Presidente Prudente e Araçatuba, além de uma inspeção gratuita em São Caetano do Sul.

A campanha tem o apoio da Prefeitura do Guarujá e das empresas Bosch e Umicore.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)