Inscrições para Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 podem ser feitas até 10 de janeiro

Iniciativa da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal promove o trote solidário em mais de 300 polos da universidade

qua, 08/01/2020 - 18h37 | Do Portal do Governo

O Prêmio Trote Cidadão Paulista, ação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, permanece com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (10). A iniciativa, voltada aos alunos de graduação da instituição, premiará e reconhecerá os melhores projetos de empreendedorismo social.

A homenagem tem como objetivo contribuir na formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Todos os universitários inscritos ganharão certificados.

Para participar, o estudante da Univesp precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos da instituição e desenvolver ações de trote solidário voltadas à recepção dos calouros de 2020. Não poderão concorrer alunos que sejam colaboradores da Fundação Educar DPaschoal, bem como pessoas externas à universidade.

As equipes devem ser formadas por quatro ou seis pessoas, entre estudantes e orientador de polo. Os times inscritos podem envolver alunos de diversos cursos, porém todos da mesma unidade presencial.

Comportamento empreendedor

Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a ação é muito importante para despertar a empatia com o próximo e o comportamento empreendedor. “Com certeza, teremos iniciativas que poderão ser aplicadas em grande escala. O trote solidário pode ajudar a suprir necessidades de uma população local. A iniciativa se aproxima dos projetos integradores já desenvolvidos por nossos alunos. O desafio deles é encontrar soluções que contribuam para a sociedade e promovam o desenvolvimento”, explica.

De acordo com a diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, o programa integrará os alunos ingressantes com os veteranos, além de estimular a troca de experiências e reafirmar o compromisso de um estudante de instituição pública, em causar impactos positivos no município. “Os alunos aprendem a lidar com diversidade, resolução de conflitos e trabalhos em equipe”, afirma.

Uma das inspirações da iniciativa é o Prêmio Trote da Cidadania, que por 15 anos consolidou a ideia de um trote alternativo ao violento. Os materiais de apoio desenvolvidos pela Fundação Educar e parceiros estimulam o trote social para que, além de integração, seja o início de uma jornada de participação cidadã dos universitários.

“A parceria veio resgatar esses conteúdos e colocá-los à disposição para que os alunos da Univesp também aproveitem essa oportunidade e sejam agentes de transformação social”, destaca Camila Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal.

Inscrição

A inscrição para o prêmio é restrita aos alunos que participarem do programa Trote Cidadão Paulista. Na primeira fase da iniciativa, o estudante deverá fazer o curso teórico, disponibilizado no AVA, e enviar um projeto de trote solidário. Durante o curso, os discentes já devem se organizar em equipes para construir e postar o projeto, elemento obrigatório para a próxima etapa.

A segunda fase consiste na realização da ação social descrita na proposta e no envio de um relatório do trabalho. Um integrante do grupo postará no AVA o relatório final, no qual deverão constar os dados de todos os participantes. Todos os trabalhos devem ser enviados até 31 de março de 2020.

Apenas estudantes inscritos no prazo estipulado terão acesso ao curso e poderão, posteriormente, concorrer ao prêmio. Os trabalhos serão avaliados por especialistas selecionados pela Univesp e Fundação Educar DPaschoal. Serão classificados como vencedores os projetos que obtiverem as três melhores médias de pontuação.

A comissão organizadora levará em consideração critérios como: inovação e originalidade da proposta; execução e potencial de replicabilidade; potencial de sensibilização e engajamento da comunidade acadêmica; impactos ambientais, sociais e econômicos; coerência e coesão do texto, bem como o respeito à norma culta do Português e raciocínio lógico e poder de síntese.

Premiação

Os autores dos três projetos que receberem as melhores notas serão reconhecidos com menções honrosas e a participação em um workshop sobre inovação social, em São Paulo. Para o evento, serão garantidas 4 (quatro) vagas destinadas a cada equipe vencedora, sendo 3 (três) vagas para alunos e 1 (uma) para o orientador de polo.

Quando o polo estiver localizado a mais de 150 km da capital, os quatro membros de cada equipe ganharão uma noite de hospedagem em São Paulo. A alimentação durante a participação no workshop também é por conta da organização do evento. O regulamento pode ser consultado pela internet.

Cronograma

– Inscrição no curso: 4 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020, por meio de formulário disponibilizado no AVA.

– Realização do curso teórico e envio do projeto: os inscritos no programa terão até 1º de março de 2020 para conclusão do curso teórico e envio do projeto, que lhes dará o direito ao certificado de 6h de formação.

– Envio do relatório: após a realização do trote junto aos calouros, os participantes terão até 31 de março de 2020 para o envio do relatório. Realizado no prazo estipulado, o envio dará direito ao certificado de 22h de formação. A participação no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 só será considerada efetiva após a conclusão dessa fase.

– Avaliação dos trabalhos: em abril de 2020, uma banca avaliadora composta por membros da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal analisará os relatórios recebidos e selecionará os três premiados.

– Divulgação dos vencedores: em maio de 2020, serão divulgados os vencedores do prêmio nos canais oficiais de comunicação da Univesp.