Inscrições para Prêmio São Paulo de Literatura vão até 29 de julho

Objetivo é incentivar a publicação literária e homenagear escritores

qui, 04/07/2013 - 17h03 | Do Portal do Governo

O Prêmio São Paulo de Literatura 2013 recebe inscrições até o dia 29 de julho. Podem participar escritores que tenham publicado romance em 2012. A Informações e documentos necessários podem ser vistos no edital, disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Será a sexta edição do Prêmio, e este ano reserva uma novidade. Ao invés de dois prêmios, serão concedidos três: um de R$ 200 mil para o autor do melhor romance do ano e dois de R$ 100 mil para os autores estreantes no gênero romance, sendo um para escritor com até 40 anos de idade e outro para escritor com mais de 40.

Podem ser inscritos livros de ficção no gênero romance, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição mundial no Brasil e cuja comercialização da primeira edição tenha ocorrido no ano de 2012. Autores de qualquer parte do país podem concorrer.

Os autores inscritos na categoria “Melhor Livro do Ano” podem ter publicado romances anteriormente. Já na categoria “Melhor Livro do Ano – Autor Estreante”, os escritores podem ter outras obras publicadas, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro no gênero romance.

No campo literário é a maior premiação em valor existente no Brasil. A ênfase no romance é uma característica do Prêmio São Paulo de Literatura desde sua criação, em 2008, inspirado no britânico Booker Prize. Assista à reportagem da última edição e veja quais obras receberam o título de “Melhor Livro do Ano” e “Autor Estreante” em setembro de 2012.

Do Portal do Governo do Estado