Inscrições para o Vestibulinho das Etecs terminam amanhã

Serão oferecidas 59.519 vagas para 76 cursos técnicos

qui, 20/05/2010 - 13h04 | Do Portal do Governo

O período de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 2º semestre de 2010 vai até esta sexta-feira, 21. O prazo termina às 15 horas. Serão oferecidas 59.519 vagas para 76 cursos técnicos – o que representa um crescimento de 24 % em relação ao mesmo período do ano passado (47.699 vagas). O exame será no dia 13 de junho.

Desse total, 50.067 vagas são destinadas às 183 Etecs e 15 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui também as 2.335 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 59 turmas de 39 Etecs. Uma das novidades desse semestre é na Etec de Cotia, que vai implantar um novo curso técnico: Lazer, com 40 vagas no período da tarde.
 
Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 7.937 vagas para cursos técnicos em 111 escolas estaduais de 68 municípios paulistas e 1.350 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Inscrições

O candidato que quiser se inscrever em um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

Quem já concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, ou no mínimo quatro certificados de eliminação de disciplina.
 
As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível para download neste site.
 
O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária.
 
Inclusão social
 
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
 
O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. Vale lembrar que a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
 
Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza mantém 186 Etecs em 141 municípios no Estado de São Paulo. As 15 classes descentralizadas estão localizadas em 12 municípios.
 
Localização das escolas
 
Abaixo, a relação dos 67 municípios onde estão localizadas as 109 escolas da Secretaria Estadual da Educação que participam do processo seletivo:
 
Altair, Americana (2), Andradina, Araçatuba (2), Araraquara, Araras, Avaré, Barretos, Bauru (2), Botucatu, Campinas (5), Campos do Jordão, Capão Bonito, Capela do Alto, Carapicuíba, Cosmópolis, Cruzeiro, Cubatão, Duartina, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Franca (2), Guarulhos (2), Ilha Solteira, Itapeva, Itatiba, Itu, Jaboticabal, Jales, Jandira, Jaú, Jundiaí (3), Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Marília, Mirandópolis, Mococa, Nova Odessa, Ourinhos, Pederneiras, Pereira Barreto, Pindamonhangaba (2), Pirassununga, Ribeirão Preto, Rio Claro (2), Sales Oliveira, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Rita do Passa Quatro, Santo André (3), Santos, São Bernardo do Campo (4), São Caetano do Sul, São Carlos (2), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (23), São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba (2), Sumaré, Taquaritinga, Tupã,  Vinhedo, Votorantim e Votuporanga.

Relação dos 22 CEUs na Capital: Alto Alegre, Alvarenga, Azul da Cor do Mar, Butantã, Caminho do Mar, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Inácio Monteiro, Jaçanã, Jaguaré, Jambeiro, Lajeado, Parelheiros, Parque Anhanguera, Parque Bristol, Parque São Carlos, Parque Veredas, Quinta do Sol, Sapopemba, Três Lagos, Vila Rubi e Vila do Sol.

Do Centro Paula Souza