Inscrições para o Vestibulinho das Etecs começam na próxima sexta, 29

Exame será realizado no dia 19 de junho; candidatos podem se inscrever até 20 de maio

seg, 25/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2011 oferece 64.287 vagas para o Ensino Técnico – o que representa um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado (59.603 vagas). As inscrições estarão abertas entre 29 de abril e 20 de maio. O exame será no dia 19 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 54.561 são destinadas às 195 Etecs e 52 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui também as 2.285 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 58 turmas de 44 Etecs.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 8.281 vagas para cursos técnicos em 105 escolas estaduais de 64 municípios paulistas e 1.445 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Novidades

O Vestibulinho para o próximo semestre vai oferecer 78 cursos técnicos. Desse total, três são inéditos: 

Multimídia e Produção de Áudio e Vídeo – As 80 vagas para cada um desses cursos, divididas entre os turnos da tarde e da noite, serão oferecidas na futura Etec Jornalista Roberto Marinho, classe descentralizada da Etec de Artes;

Vestuário  – 40 vagas à noite, na Etec de Ibitinga. 

Inscrições

Para se inscrever em um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja  enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 29 de abril a 20 de maio  – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível para download neste site.

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10%  a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou vindo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida -, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. 

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Do Centro Paula Souza