Inscrições para o Vestibular Unicamp começam nesta segunda-feira, dia 13

O Kit do Vestibulando 2008 está disponível na Internet exclusivamente na página da Comvest e é gratuito

dom, 12/08/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2008 começam na segunda-feira (13) e prosseguem até o dia 21 de setembro. Poderão ser feitas na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). A taxa de inscrição é de R$ 105,00. O Kit do Vestibulando 2008 (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) está disponível na Internet exclusivamente na página da Comvest e é gratuito. Nele, os candidatos encontram informações sobre o processo de inscrição, as provas, os critérios de classificação e os cursos oferecidos.

Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição ali disponível. A expectativa da Comvest é de que cerca de 50 mil estudantes se inscrevam para prestar as provas. O lançamento do Vestibular 2008 também acontece na segunda-feira, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp.

Mudanças – A partir deste ano, as provas estão mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comvest vai fixar o número de itens por questão em dois. Agora, serão 24 itens em todas as provas, tanto na primeira quanto na segunda fase.

Além de um número definido, os candidatos passarão a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. A Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compôr a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem.

Calendário – A primeira fase do Vestibular Unicamp 2008 acontece no dia 18 de novembro, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As Provas de Aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem em Campinas e em Piracicaba entre os dias 21 e 24 de janeiro. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 7 de fevereiro. A matrícula destes convocados acontece em 12 de fevereiro.

As provas do Vestibular 2008 serão realizadas simultaneamente em 25 cidades do Brasil (Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos).

Do Portal da Unicamp

(J.H.)