Inscrições para o Festival de música instrumental na USP terminam dia 22

Evento permitirá aos alunos tocarem com músicos de destaque no exterior

dom, 17/08/2008 - 10h02 | Do Portal do Governo

Um festival de música instrumental de cordas voltado a aproximar violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas de todo o Brasil de profissionais renomados no País e no exterior. É o Ex Toto Corde – 1º Festival Internacional de Cordas. Promovido pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), tem inscrições abertas até o dia 22. Durante duas semanas (3 a 15 de novembro), os participantes poderão assistir a masterclasses, apresentar-se em recitais solo ou em formação de câmara e ainda tocar com a orquestra do festival, regida pelo convidado de honra, o violinista russo Shlomo Mintz, um dos fundadores e patrono do Festival de Keshet Eilon, em Israel. Pianistas que queiram se aprimorar como acompanhadores também podem se inscrever.

Com o sugestivo nome, que na tradução do latim significa “de todo o coração”, o Ex Toto Corde faz parte de iniciativas que o Departamento de Música vem desenvolvendo para oferecer aos alunos melhores condições de aprendizado e promover o crescimento da escola dentro do universo musical brasileiro. As ações incluem desde projetos musicais, mudanças curriculares, expansão no número de vagas até reformas arquitetônicas para adaptação sonora.

Destaques internacionais – Sob a coordenação do chefe do Departamento de Música da USP, maestro Gil Jardim, o festival tem direção artística de Evgenia Maria Popova, professora da Academia Nacional de Música da Bulgária. O evento contará com a participação de nomes de destaque na música instrumental mundial, como o violista alemão Rainer Moog, diretor artístico do Festival Internacional de Música, em Porto Carras, na Grécia; o violoncelista paulistano Cláudio Jaffé, regente residente da Florida Youth Orchestra; o contrabaixista romeno Catalin Rotaru, professor da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, entre outros. O curso de piano acompanhador será ministrado pelos russos Sergei Dukachev, professor da Academia Estatal de Artes da Ufa, na Rússia, e Elizaveta Ginsburg, acompanhadora do Conservatório Tchaikovsky, de Moscou, ambos especializados em acompanhamento para o repertório de cordas.

Água da fonte – Jardim acredita que esse evento será uma ponte entre o aluno e as grandes instituições de música do exterior. “Todos eles, quando terminam a escola de música, fazem verdadeira cruzada para obter bolsas de estudo fora do País para se aperfeiçoar. Com o festival, é como se estivéssemos trazendo água da fonte para os participantes”, explica. “O Brasil tem tradição em sopro, em percussão, mas em cordas não. Deslocar esses músicos para cá é também uma maneira de reverter esse quadro”, conclui.

O maestro explica que, como o Ex Toto Corde é um festival de alta performance, só serão selecionados como alunos ativos os candidatos que se destacarem. Estes participarão de masterclasses e tocarão ao lado dos mestres. Os que não conseguirem classificação como ativos participarão como ouvintes em todas as aulas. “Uma aula só não faz verão, já um programa de duas semanas sim, porque os professores conseguem oferecer contribuição efetiva para a evolução dos alunos. Os ouvintes também participam das aulas e todos aproveitam”.

Inscrição e abertura

Para se inscrever, os candidatos deverão pagar taxa de R$ 70,00 e enviar pelo correio uma fita VHS ou DVD com a gravação do repertório exigido, a ficha de inscrição preenchida em letra de forma, duas cartas de recomendação de professores da área, comprovante de pagamento da taxa e uma cópia do documento de identidade. Todos os dados sobre o festival podem ser encontrados no site www.festivalextotocorde.com.br.

O concerto de abertura será realizado no dia 3 de novembro, no Teatro Cultura Artística. A maioria das atividades ocorre no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP, como a masterclass com Shlomo Mintz, no dia 4, além de concerto com professores da universidade. No dia 14, no mesmo local, acontecerá a Maratona Ex Toto Corde de estudantes, na qual os alunos farão apresentações durante todo o dia. Todos os concertos serão gratuitos, com exceção do apresentado na abertura.

Roseane Barreiros, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)