Inscrições para o Cena Musical terminam na próxima sexta-feira

Mostra de bandas será realizada nas cidades de Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião, de outubro a dezembro

sáb, 06/09/2008 - 9h04 | Do Portal do Governo

Sexta-feira, 12, é o último dia para os grupos de todos os gêneros musicais se inscreverem no processo seletivo do  Cena Musical Independente – I Mostra Paulista de Bandas Emergentes 2008, que será realizado nas cidades de Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião, de outubro a dezembro. As inscrições devem ser feitas nas cidades onde serão realizados os eventos. 

O Cena Musical pretende identificar e difundir o trabalho de bandas e grupos musicais emergentes do cenário musical independente do estado de São Paulo. Serão selecionados dez grupos em cada edição regional. Os dez vencedores de cada edição receberão R$ 4 mil e terão a inclusão de uma música de sua autoria em um dos quatro CDs de coletânea que serão gravados ao vivo e distribuídos em bibliotecas, centros culturais, emissoras de rádio, sites de música e entre os próprios grupos vencedores.

“A Mostra pretende ser um canal para que grupos talentosos do estado possam mostrar seu trabalho e se tornar conhecidos do grande público”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria da Cultura. Poderão se inscrever bandas ou grupos em processo de profissionalização, que ainda não tenham seu trabalho distribuído comercialmente.

O espaço da música independente no estado tem crescido desde os anos 1990. “Hoje, bandas e grupos independentes são regra no mercado, participando ativamente de todas as etapas do processo criativo, produtivo e de distribuição de seus trabalhos”, explica Marcos Ribeiro de Moraes, que participa da coordenação do projeto.

Os grupos selecionados participarão de três shows em cada uma das sedes regionais, juntamente com dois grupos de renome da cena musical independente. Nos locais haverá também espaço para interação entre os selecionados, as bandas convidados e o público, com a realização de encontros e bate-papos. Os shows serão em Araçatuba (10, 11 e 12 de outubro), Bauru (31 de outubro, 1º e 2 de novembro), Piracicaba (28, 29 e 30 de novembro) e São Sebastião (12, 13 e 14 de dezembro).

Consulte o regulamento e baixe a ficha de inscrição no hotsite da mostra Cena Musical Independente.

Secretaria da Cultura

(C.C.)