Inscrições para o Acelera Esalq estão abertas até 25 de março

Iniciativa propõe uma experiência de inovação e empreendedorismo para universitários de escolas pública e privadas

seg, 17/02/2020 - 18h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Esalq

Permanecem abertas até o dia 25 de março as inscrições para o Acelera Esalq, iniciativa que propõe uma experiência de inovação e empreendedorismo para jovens universitários de escolas pública e privadas. A programação contempla vivências na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e visitas aos hubs de inovação localizados na cidade de Piracicaba.

“O Acelera Esalq é um programa que selecionará ideias inovadoras para problemas do agronegócio brasileiro. Os grupos, que devem ser compostos por até cinco integrantes, terão contato direto com os principais nomes do ecossistema de inovação do agro, além de professores da USP”, lembra o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Segundo o professor Fabio Marin, coordenador do projeto na Esalq, a intenção é possibilitar aos jovens inscritos uma educação corporativa, apresentando o processo de inovação afim de estimular a personalidade empreendedora.

“As atividades pretendem dar a esses estudantes a possibilidade de despertar para o processo de inovação antes de partir efetivamente para a abertura de uma startup. Piracicaba é o vale do agro brasileiro e nosso papel enquanto universidade é proporcionar essa formação interna e o diálogo com os hubs de inovação instalados no município”, avalia.

O regulamento e o formulário de inscrições podem ser consultados pela internet. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para acelera.esalq@usp.br.

Integração

O Programa Acelera Esalq é uma iniciativa que integra as ações do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil, fruto da parceria entre a Esalq/USP, China Agriculture University (CAU) e Hainan University. Trata-se de um treinamento aprovado como Programa de Atualização pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o que permitirá aos participantes, com 85% de participação e com avaliação aprovada (nota mínima de 7,0), receber certificado emitido pela USP.

Podem participar da ação estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, regularmente matriculados durante o período de realização do programa, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 integrantes no grupo.

Além disso, o grupo deverá indicar um mentor, que poderá ser um docente, pesquisador ou profissional do mercado à escolha do grupo (docentes da Esalq).

Agenda

Em 2020, ocorrerá a 1.ª edição do programa, com 8 encontros presenciais, totalizando 32 horas de carga horária, de 4 horas cada (das 8h às 12h), na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Seis capacitações serão na Esalq/USP e duas ocorrerão em parceiros situados no município. Os encontros terão início no dia 4 de abril, com encerramento marcado para 4 de julho.