Inscrições para o 2º Vestibulinho das Etecs vão até sexta

O exame será no dia 18 de janeiro de 2009

ter, 16/12/2008 - 19h09 | Do Portal do Governo

Terminam na próxima sexta-feira, 19, as inscrições do segundo Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2009. O exame será no dia 18 de janeiro de 2009.

Além das 56.075 vagas já divulgadas no primeiro Vestibulinho, serão oferecidas outras 2.120, sendo 720 para o Ensino Médio e 1.400 para o Ensino Técnico para nove municípios do Estado: Cajamar, Campo Limpo Paulista, Capivari, Monte Mor, Nova Odessa, Peruíbe, Piedade, Porto Ferreira e Registro, além da Capital (Cidade Tiradentes e Santo Amaro). Essas novas unidades não participaram do primeiro processo seletivo, cuja prova foi no dia 16 de novembro, e por isso terão um calendário especial. Todas integram o plano de expansão para o ensino profissional, uma das prioridades do Governo do Estado.

Já a Etec José Rocha Mendes, no bairro de Vila Prudente, em São Paulo, volta a participar do processo seletivo, desta vez oferecendo o curso técnico de Modelagem do Vestuário no período da tarde.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

A inscrição será apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até 19 de dezembro, exceto para a unidade de Santo Amaro (confira abaixo). No último dia, o prazo termina às 14 horas. Nas nove cidades haverá Postos de Apoio para Inscrição com computador e internet disponíveis a quem não tem acesso à rede.

É necessário preencher a Ficha de Inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária. Após cinco dias úteis do pagamento, o candidato receberá, em seu e-mail, a confirmação da efetivação de sua inscrição.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site.

Santo Amaro

As inscrições devem ser feitas presencialmente até sexta-feira, 19, das 13 às 20 horas, na Etec Zona Sul. A taxa de R$ 20 deve ser paga, em dinheiro, no ato da inscrição. Os inscritos receberão gratuitamente o Manual do Candidato.

Novas nomenclaturas

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os nomes atuais dos cursos está no site www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Postos de Apoio para Inscrição

  • Cajamar: Etec Gino Rezaghi: Av. Arujá, 175, Jardim Maria Luiza
  • Campo Limpo Paulista: Oficina Pedagógica: Avenida dos Emancipadores, s/nº, Centro
  • Capivari: Escola Municipal Augusto Castanho: Rua General Osório, 551, Centro
  • Monte Mor: Rua Siqueira Campos, 65, Centro.
  • Nova Odessa: Paço da Prefeitura Municipal, na Biblioteca: Av. João Pessoa, 777, Centro; e na EMEF Dante Gazzeta: Rua Aristeu Valente, 133, Centro
  • Peruíbe: Centro de Convenções: Av. São João, 635, Centro
  • Piedade: Rua Bento Xavier, 50, Bairro Paula e Mendes
  • Porto Ferreira: EMEF José Gonso: Av. Professor Henrique Júnior, 849, Vila Nova
  • Registro: Departamento de Desenvolvimento Econômico e Emprego: Rua Capitão João Pocci, 241, Centro

São Paulo

  • Cidade Tiradentes: Subprefeitura da Cidade Tiradentes, na Praça de Atendimento: Estrada do Iguatemi, 2.751, exceto sábados e domingos.
  • Santo Amaro: Etec Zona Sul, na Rua Frederico Grotte, 353
  • Jardim São Luiz: Etec José Rocha Mendes – Rua Américo Vespucci, 1.241 – Vila Prudente

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br   

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra  Escolas Técnicas (Etecs) e  Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 160 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, que oferecem cursos superiores de Tecnologia, aproximadamente 28 mil alunos estão matriculados no segundo semestre de 2008.

 Do Centro Paula Souza