Inscrições para mestrado de professores começa em outubro

O benefício terá inicialmente 700 vagas disponíveis

sex, 19/09/2008 - 10h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação definiu as datas para inscrições destinadas a bolsa de mestrado ou doutorado. Todos os professores efetivos da rede, os 5,5 mil diretores e os 1,2 mil supervisores da rede estadual poderão se inscrever entre os dias 1º e 31 de outubro.

O projeto da secretaria, chamado Bolsa Mestrado, dará R$ 790 por mês a educadores selecionados para ganhar qualificação. Anualmente, as inscrições ocorrerão em maio, junho, novembro e dezembro. Neste ano, excepcionalmente, serão em outubro.

Todos os professores podem concorrer, com base nas seguintes regras: não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão); o interessado deve ter projeto aprovado pela universidade, na área de sua atuação na rede estadual (por exemplo, estatística para professores de Matemática), e pela secretaria; deve ser membro do Quadro do Magistério, efetivo e estável (ter passado pelo estágio probatório); além disso, é preciso estar distante de aposentadoria cinco ou nove anos, para mestrado ou doutorado, respectivamente.

Tempo de dedicação – Inicialmente, há 700 vagas. O tempo dedicado pelo servidor ao mestrado ou doutorado deve ser mantido em seguida na rede estadual. Se o professor, por exemplo, estudar por dois anos, deve ficar na rede por pelo menos dois anos após a conclusão. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) avaliará os projetos dos candidatos.

O servidor que conseguir o benefício deve concluir o mestrado em até 24 meses, prorrogáveis por mais seis. A bolsa de doutorado tem a validade de 48 meses, prorrogáveis por mais seis.

Condições – O cadastramento dos interessados deverá ser feito pela Internet, com link no site www.educacao.sp.gov.br. O candidato terá de formalizar sua inscrição encaminhando a documentação via sedex ou indo pessoalmente à Diretoria de Ensino da sua escola. Será preciso apresentar: cópias da ficha cadastral preenchida na Internet, RG, CPF e do último holerite; declaração de tempo de efetivo e distância da aposentadoria; declaração de horários de trabalho e local de exercício; declaração da instituição de ensino superior que o curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); declaração de aprovação no processo da instituição de ensino; e cópia do termo de compromisso disponível no site.

Como funciona o programa

Quem pode participar todos os professores efetivos, 5,5 mil diretores e 1,2 mil supervisores

Período de inscrição • neste ano: 1º a 31 de outubro

• próximos anos: maio, junho, novembro e dezembro

Tipos de bolsa mestrado e doutorado

Valor da bolsa R$ 790 por mês

Número de vagas 700

Condições não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão)

Prazo do benefício 24 meses, prorrogáveis por mais seis, para mestrado; 48 meses, prorrogáveis por mais seis, para doutorado

Da Secretaria da Educação

(M.C.)