Inscrições para IV Olimpíada Brasileira de Robótica vão até 27 de agosto

Professores e alunos de ensino médio e fundamental podem participar da competição promovida pela Unesp

qua, 11/08/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os alunos e professores de ensino médio, técnico e fundamental de todo o País já podem se inscrever para a primeira etapa das provas da quarta edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), promovida pela Unesp. As inscrições vão até o dia 14 deste mês e devem ser feitas pela internet.

As competições incluem provas teóricas, com resoluções de robótica, e práticas, com robôs construídos pelos competidores. As provas escritas exigirão conteúdos da grade curricular do aluno de acordo com sua série, afirma o professor da Unesp no câmpus de Sorocaba e coordenador da OBR, Alexandre da Silva Simões.

Um dos objetivos da olimpíada é oferecer às escolas um mecanismo de reflexão e melhoria no processo do ensino e do aprendizado que pode se adaptar à realidade de cada instituição. Esta edição terá uma nova prova prática e também um manual de organização. Os comitês assessores da OBR sugeriram alteração na prova prática porque a anterior, “sumô de robôs”, atraía mais meninos do que meninas, como explica Simões. “A partir deste ano, adotamos a prova ‘Resgate’. Nesta nova tarefa, cada escola e cada grupo luta para superar seus próprios limites. A intenção é incluir todos os públicos.”

A olimpíada premiará com certificados e medalhas alunos e professores (nos níveis escola, estado e país) e prevê ainda curso gratuito de robótica para os melhores classificados. As provas finais serão realizadas em outubro, no centro universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo (SP).

Os melhores do Brasil participarão, em junho de 2011, da competição mundial da RoboCup Federation, em Istambul, na Turquia. A RoboCup Federation é uma das maiores associações mundiais relacionadas à pesquisa e à divulgação da robótica.

A OBR é gratuita e é organizada pela Unesp em parceira com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio das organizações da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Mais informações, como as regras da competição, podem ser obtidas no site da OBR

Da Unesp