Inscrições para IV Jornada da Matemática vão até sexta-feira, 26

Concurso é voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior

ter, 23/08/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para a IV Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria da Educação e voltado a alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental de escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior. As unidades interessadas em participar devem fazer o cadastro no site www.crmariocovas.sp.gov.br até a próxima sexta-feira, 26.

O objetivo da competição é desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que terão de usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano. 

Cada escola inscrita deverá selecionar uma equipe composta por cinco alunos da mesma classe, escolhidos por meio de atividades matemáticas desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série, conforme regulamento do concurso. As escolas terão até 30 de setembro para enviar a ficha de sua equipe à respectiva Diretoria de Ensino.

Na primeira eliminatória, as equipes selecionadas pelas escolas de uma mesma região irão concorrer entre si para definir a representante da Diretoria de Ensino. As representantes das Diretorias disputarão a fase semifinal, que ocorrerá em seis pólos definidos pela COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo) e 14 pólos definidos pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior). Depois haverá uma fase final, dentre três pólos definidos pela COGSP e três pólos pela CEI, da qual sairão as equipes que participarão da final estadual, em dezembro.

Cada um dos cinco integrantes e o professor-orientador da equipe vencedora receberá um computador portátil e um acervo de livros. Os professores-coordenadores de matemática e do Ciclo I do Ensino Fundamental da equipe também serão premiados com uma máquina fotográfica digital e um acervo de livros e a escola com material de recreação para uso dos alunos. Os estudantes das demais equipes finalistas receberão uma máquina fotográfica digital cada um.

Aluna da 5ª série da Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro, localizada no município de São José do Rio Pardo, Ariele Cristina Della Torre Merki integrou a equipe campeã da III Jornada da Matemática realizada em 2010. Para ela, o concurso foi uma oportunidade de testar seus conhecimentos e acrescentou muito para seu aprendizado. “É um estímulo para estudarmos mais e criar gosto pela matemática”, afirma a estudante. Professor-coordenador do Ciclo I do Ensino Fundamental na unidade, Antônio Carlos Dornellas comenta que o concurso tem um efeito positivo em sala de aula, contribuindo para o empenho dos alunos na disciplina. “Os estudantes da equipe vencedora se sentiram muito valorizados, o que acaba sendo um incentivo para os demais.” 
 
Da Secretaria da Educação