Inscrições para curso de arte destinado a docentes da rede terminam amanhã

Parceria entre a Secretaria da Educação e a Fundação Bienal, a iniciativa pretende aproximar os docentes de referenciais artísticos

seg, 05/09/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

As inscrições para o curso “Tão Perto, Tão Longe II – Entrelaces com o Currículo de Arte”, destinado a professores da disciplina de arte da rede pública estadual de ensino, terminam nesta terça-feira, 6. A iniciativa tem como objetivo aproximar os docentes de diferentes linguagens da arte contemporânea e seus conceitos, assim como dos referenciais artísticos que integram a exposição “Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley”.

A mostra estará em cartaz no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, de 30 de setembro a 4 de dezembro. Ao todo, serão exibidas 219 obras do acervo do Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley, de Oslo, na Noruega. O diretor do museu, Gunnar Kvaran, assina a curadoria da exposição, que conta com a participação dos artistas Jeff Koons, Matthew Barney, Richard Prince e Cindy Sherman, entre outros. 

A intenção é que os docentes transmitam e trabalhem os conteúdos aprendidos no curso aos alunos da rede. A Secretaria firmou uma parceria com a Fundação Bienal e 503 estudantes terão acesso à exposição por meio do seguimento Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, do programa Cultura é Currículo. Serão 401 vagas para o mês de outubro, atendendo as 28 Diretorias Regionais de Ensino da capital e 101 vagas em novembro, até o dia 11, para algumas Diretorias Regionais de Ensino do interior, mais próximas à cidade de São Paulo.

A ação está inserida na proposta curricular, com o objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos.

O curso é oferecido pela Secretaria da Educação, por meio da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza”, em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente por meio do formulário de pré-inscrição disponível no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/cursobienalii. O conteúdo será ministrado em oito módulos à distância e um encontro presencial, somando carga horária de 30 horas. O curso abordará ainda o currículo de arte da rede pública estadual em uma prática reflexiva do ensino da arte.

Podem participar do curso professores de arte da rede pública estadual e diretores de escola com graduação em arte. Ao todo serão oferecidas 3 mil vagas. Se a quantidade de interessados ultrapassar esse número, a equipe gestora avaliará a possibilidade de ampliar o número de participantes. A lista final de inscritos será divulgada no site do curso, após o término das inscrições.

“O curso traz a possibilidade de os professores da rede aprofundarem seus conhecimentos sobre arte contemporânea a partir dos eixos conceituais que desenvolvemos para a aproximação das obras da exposição, em um diálogo com a sala de aula”, afirma Stela Barbieri, curadora educacional da Bienal de São Paulo.

Para receber o certificado do curso, o professor deve comparecer ao encontro presencial e obter em cada módulo, no mínimo, 80% de participação com conceito satisfatório, considerando-se o quadro de avaliação descrito no regulamento disponível no site. O certificado vale para a evolução funcional do professor e será emitido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza”.

Da Secretaria da Educação