Inscrições para Centros de Estudos de Línguas terminam na sexta, 2

Região de Catanduva abrirá 440 novas vagas em 2012 para os cursos de Inglês, Espanhol e Francês

ter, 29/11/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os dois Centros de Estudos de Línguas (CELs) da região de Catanduva já estão com as matrículas abertas para os estudantes interessados em dar início aos cursos de espanhol, inglês e francês no ano letivo de 2012. Ao todo, as unidades oferecerão 440 novas vagas.

O CEL da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Catanduva, receberá as rematrículas dos estudantes até o dia 30 de novembro. A unidade oferece um total de 625 vagas destinadas ao ensino da língua espanhola (520) e inglesa (105). Para as turmas novas, porém, o período de matrícula foi prorrogado até o dia 2 de dezembro. Serão 340 vagas distribuídas entre os cursos de Espanhol (160), Inglês (90) e Francês (90).

Em Novo Horizonte, o CEL da Escola Estadual Professora Shirley Camargo Von Zuben colocou à disposição da comunidade 100 vagas para o curso de espanhol. As matrículas podem ser feitas até o dia 2 de dezembro. Atualmente, a unidade atende 300 alunos, que devem efetuar a rematrícula até o dia 30 de novembro.

Centros de Estudos de Línguas

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.

Da Secretaria da Educação