Inscrições para bolsa nos EUA vão até dia 23

Programa é voltado a docentes que lecionam inglês no Ensino Médio da rede estadual

sex, 16/03/2012 - 10h11 | Do Portal do Governo

Cinco meses nos Estados Unidos, estudando em uma universidade local e com a oportunidade de fazer estágio e trocar experiências com alunos do mundo inteiro: essa é a proposta do programa Líderes Internacionais em Educação, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e do qual a Secretaria da Educação de São Paulo participa.

Na primeira etapa serão selecionados cinco professores de inglês da rede estadual para concorrer a uma bolsa de estudos. Os docentes interessados podem se inscrever até 23 de março. “Dentre os principais requisitos para os educadores que queiram participar do processo seletivo estão lecionar língua inglesa para o Ensino Médio da rede estadual e ter pelo menos cinco anos de experiência”, diz Jucimeire de Souza Bispo, da coordenação de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação.

Além de possuir os pré-requisitos, o candidato deve preencher atentamente os documentos necessários: formulário de inscrição assinado e carimbado pela sua escola, carta de recomendação da diretoria, currículo resumido e fotografia colorida recente. As inscrições devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), localizada na Rua João Ramalho, 1546, sala 7, Perdizes, São Paulo.

No dia 10 de abril, a Embaixada Americana e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) divulgam os 30 finalistas, que deverão prestar um exame de proficiência na língua inglesa, o TOEFL, para garantirem suas vagas. Após essa etapa, os candidatos com as melhores notas na prova passarão por entrevistas na Embaixada Americana e terão seus documentos analisados pela equipe do ILEP nos Estados Unidos. O resultado final dessa seleção rigorosa será divulgado em setembro.

O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também o uso de tecnologias em educação. Os professores selecionados embarcam para os Estados Unidos em janeiro de 2013 e retornam em maio do mesmo ano. Nesse período, além das aulas nas universidades americanas, os docentes farão um estágio nas escolas de Ensino Médio do país. “Nosso objetivo é que os professores apliquem nas escolas o aprendizado no exterior, melhorando cada vez mais a qualidade de ensino”, acrescenta Jucimeire.

Conheça a experiência de duas professoras da rede paulista que participam do programa nos Estados Unidos.