Inscrições na SP Escola de Teatro terminam hoje

Cursos oferecidos são dramaturgia, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco

seg, 03/06/2013 - 6h56 | Do Portal do Governo

Hoje é o último dia para se inscrever em um dos cursos da SP Escola de Teatro, administrada pela Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo. Os cursos disponíveis são dramaturgia, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco. As provas serão realizadas entre os meses de junho e julho e as aulas têm início no segundo semestre deste ano.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no
 Twitter e no Facebook

Saiba mais sobre os cursos oferecidos:

Dramaturgia
Coordenação: Marici Salomão
O curso, inédito no Brasil, visa despertar e instrumentalizar novos dramaturgos, em vários modos de produção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação para outras mídias. Os textos criados pelos aprendizes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. O curso visa, ainda, a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes, como o dramaturgismo.

Iluminação
Coordenação: Guilherme Bonfanti
O curso visa qualificar aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito da arte. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista e as alternativas na concepção de luz. Por meio da educação do olhar, o curso promoverá a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz, em especial, artes visuais, cinema e música.

Sonoplastia
Coordenação: Raul Teixeira
O curso propõe a formação do aprendiz por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. O curso abrangerá estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras. As propostas do curso envolvem a música no teatro, cinema, rádio e televisão.

Técnicas de Palco
Coordenação: J. C. Serroni
O curso visa capacitar aprendizes interessados em se tornarem técnicos de palco. O que seria um técnico de palco? Aquele profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser cenotécnico, diretor de cena, contrarregra, aderecista ou maquinista de espetáculos. A formação consiste em aulas teóricas e práticas, em ateliês e/ou oficinas. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo um deles voltado também para o estágio obrigatório.

SERVIÇO
Inscrições para os cursos de Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco |Centro de Formação das Artes do Palco da SP Escola de Teatro
Inscrições até 3 de junho

Do Portal do Governo do Estado