Inscrições de voluntários para o Escreve Cartas termina no sábado

Adesões podem ser feitas até sábado pelo telefone (11) 3456-7018

qua, 04/02/2009 - 20h04 | Do Portal do Governo

Terminam no sábado, 7, as inscrições para quem deseja ser um voluntário do Programa Escreve Cartas que atende a população no Poupatempo Itaquera. Os interessados podem se inscrever pessoalmente no Posto Itaquera, ou pelo telefone (11) 3456-7018.

O Escreve Cartas – que completou sete anos em outubro de 2008 e já realizou mais de 203 mil atendimentos – é um programa do Governo de SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, que conta com 198 voluntários e tem como propósito auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicarem através de cartas.  

As inscrições poderão ser feitas até as 9 horas deste sábado, dia 7, quando todos os candidatos assistirão à palestra de introdução ao programa, requisito para a atuação no Escreve Cartas. Após essa etapa, os voluntários selecionados passam por um curso de capacitação.

Ser voluntário do Escreve Cartas é um trabalho que exige, além de boa caligrafia, muita dedicação, segundo a coordenadora técnica do Programa, Suely Calazans: “Todo voluntário deve apresentar-se disposto, trabalhar com prazer, ser paciente, saber guardar sigilo do que ouve e escreve e manter-se neutro durante a redação da carta”.

Expansão do Escreve Cartas

Os voluntários que atuam no Escreve Cartas ajudam os interessados a redigir carta, preencher formulário de serviço, elaborar currículo, e até mesmo na leitura de documentos. O programa, totalmente gratuito, funciona nos postos Santo Amaro e Itaquera, desde 2001. Em janeiro de 2009, foi instalado, também, nos postos do Poupatempo de São Bernardo do Campo e de Guarulhos, na Grande São Paulo. Estas unidades contam, respectivamente, com um time de 19 e 55 voluntários.

A implantação do Escreve em São Bernardo do Campo e Guarulhos ocorre apenas três meses após o anúncio do Plano de Expansão do serviço, determinado pelo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, em meados de setembro. Ainda em 2009, o programa irá funcionar no Posto de Osasco. “Há sete anos, o Escreve Cartas atende nas zonas sul e leste da capital paulista, onde conquistou um enorme reconhecimento da sociedade. Agora, em 2009, os cidadãos moradores da Grande São Paulo também terão fácil acesso a esse serviço, cuja essência é o trabalho voluntário”, afirma o secretário Beraldo.

Relato

Márcia Salgueiro Calixto, voluntária do Poupatempo Itaquera, testemunha: “Nada é mais emocionante que passar esperança às pessoas. Quando elas chegam à mesa de atendimento do Escreve Cartas, os corpos são arqueados para frente, as cabeças baixas, às vezes os rostos encobertos por bonés. No momento em que são tratados pelos seus nomes, durante o diálogo que se trava, os corpos começam a endireitar-se, como se a identidade começasse a surgir daqueles rostos sofridos, marcados pela vida.”

Márcia conclui: “Seus pedidos nem sempre têm coerência, mas seus sentimentos sim. O que se vê é a desesperança, é um leve consolo de ter a quem escrever, ainda que o destinatário muitas das vezes esteja impossibilitado de resolver sua questão, seja pela distância, pelas condições financeiras ou mesmo, em muitos casos, pela privação da liberdade. Mas não importa, eles os ouvirão, dividirão seus anseios, suas desesperanças. E o nosso papel, nesse momento, de escrevedores, não é alimentar essa desesperança, é tentar fazê-los compreender que ao expressar os seus sentimentos e anseios naquela carta, a esperança começa a surgir”.

Histórico do Programa Escreve Cartas

Lançado em outubro de 2001, durante a I Semana de Solidariedade do Governo de SP;
Já realizou mais de 203 mil atendimentos;
Atualmente, conta com 198 voluntários:
120 no Poupatempo Santo Amaro
4 no Poupatempo Itaquera (abertas mais 60 vagas)
19 no Poupatempo São Bernardo do Campo
55 no Poupatempo Guarulhos
Em breve, estará disponível também no Poupatempo Osasco
Atende de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13h;
Exemplos de serviços oferecidos: redação e leitura de cartas, preenchimento de formulários, elaboração de currículos;
Outras atividades: narração de histórias para crianças, intercâmbio de cartas entre estudantes do ensino fundamental e idosos residentes em casas de repouso.

Adesão de novos voluntários para o escreve cartas
Inscrições: Até 7 de fevereiro, sábado
Local: Poupatempo Itaquera – Av. do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô
Telefone: (11) 3456-7018

Do Poupatempo