Inscrições abertas para Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência

Podem participar instituições privadas sem fins lucrativos e órgãos públicos

sáb, 20/08/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência edição 2011. Promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o concurso reconhecerá as melhores ações, projetos ou programas que atendam aos direitos da pessoa com algum tipo de deficiência. Podem participar instituições privadas sem fins lucrativos e órgãos públicos (municipal ou estadual) de São Paulo.

As boas experiências de inclusão social desse público devem ser registradas até 28 de setembro neste site. É necessário que a iniciativa seja da área de educação inclusiva, qualificação e cursos, saúde e reabilitação, empregabilidade, trabalho e renda, acessibilidade e tecnologia, esportes, turismo, cultura e lazer ou transporte e meios de locomoção. A comissão julgadora avaliará diversos critérios, entre eles o potencial de reaplicação no Estado ou no Brasil, grau de sustentabilidade e inclusão social.

Na edição do ano passado, houve 296 inscritos. Entre os premiados, destaque para o projeto Socorro Acessível, desenvolvido em Socorro, a 132 quilômetros da capital paulista. Criada em 2007 pelo Departamento de Turismo e Cultura da prefeitura, o projeto promoveu ações de acessibilidade urbana e adaptações de atividades turísticas.

Tais intervenções ampliaram o acesso de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida (idoso, criança, gestante, obeso e outros). A prefeitura firmou parceria com diversas instituições, investiu em segurança e aplicou as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com isso, tornou-se um dos dez destinos de referência em turismo no Brasil no segmento de aventura especial.

Reconhecimento público

Outra ação reconhecida em 2010 veio da Associação dos Deficientes de Lençóis Paulista (Adefilp), com o projeto Transformando Reciclável em Moeda Social. Começou em 2003 e envolve pessoas com deficiência intelectual, física e visual, acima de 18 anos e de baixa renda. Com o apoio do município e empresas, a instituição construiu galpão para as pessoas atuarem no reaproveitamento e reciclagem de materiais. Voluntários oferecem gratuitamente a esses trabalhadores assistências jurídica, médica e de comunicação.

De acordo com os critérios do regulamento, haverá 30 finalistas e a seleção das dez melhores práticas inclusivas. As campeãs terão seus projetos divulgados no dia 12 de dezembro.

SERVIÇO

Leia o regulamento e registre seu projeto inclusivo até 28 de setembro no Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Mais informações pelo e-mail  premioinclusivo@sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial