Inscrições abertas para o festival de Curtas-metragens da cidade de Santos

Evento, de âmbito nacional, terá três mostras competitivas e cinco especiais

qua, 21/03/2007 - 10h11 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o 5º Curta Santos – Festival de Curtas Metragens de Santos. O evento, de abrangência nacional, terá três mostras competitivas e cinco especiais. Haverá homenagens aos 50 anos de carreira do ator Sérgio Mamberti, patrono do festival, ao cinema do diretor Beto Brant e à figura de Roberto Mário Santini, presidente do jornal A Tribuna, de Santos, e falecido no mês de janeiro.

Interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 5 de junho no site www.curtasantos.com. O material deverá ser enviado à Oficina Pagu, em Santos, espaço pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. O filme deve ter no máximo 20 minutos de duração, incluindo os créditos, produzido a partir de 2004 e não ter participado de outras edições do Curta Santos.

Nos festivais anteriores, foram inscritas quase mil produções e 90 mil espectadores assistiram às apresentações. Neste ano, o Curta Santos entra para o calendário oficial de festivais brasileiros. Haverá três mostras competitivas: Olhar Brasilis, Olhar Caiçara e os videoclipes. A primeira, dedicada à produção nacional, é subdividida em curtas produzidos em 16 mm, 35 mm e digital/vídeo. Os vencedores em cada categoria recebem o Troféu Chico Botelho.

Olhar Caiçara prestigia produções locais (região metropolitana da Baixada Santista e restante do litoral), que concorrem ao Troféu Maurice Légeard. Esse mesmo prêmio irá para o clipe vencedor da terceira mostra, bem como aos que ganharem nas categorias técnica, performance e musical.

Mostras especiais

Paralelamente, o 5º Curta Santos terá mostras especiais, com temas que desenvolvam o questionamento no espectador e estimulem o debate em torno de questões sociais no Brasil. Na modalidade Outro Olhar serão exibidos todos os filmes inscritos e não selecionados para a mostra competitiva Olhar Caiçara. Depois, haverá um grupo de orientadores para avaliar a obra de forma crítica. Em Curta Diversidade, os temas abordados serão questões sociais, religiosas e raciais, em trabalhos feitos em diferentes regiões e épocas.

Curt on-line

Trata-se de uma mostra direcionada a mídias alternativas, como celular, câmera fotográfica digital e palm tops. Curta Cris tem como temática a diversidade sexual, e o público espectador será restrito. Quanto aos curtas de Olhar de Rua, serão mostrados nos bairros da região onde se realiza o festival que não tenham cinema ou outra forma de exibição de filmes.

SERVIÇO

Inscrições no site www.curtasantos.com.

Enviar material (filme, DVD ou vídeo) para:

Oficina Pagu, Praça dos Andradas, s/no – Cadeia Velha – Santos – SP

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)