Inscrição para vestibulinho das Etecs termina no dia 26

Candidatos deverão se inscrever pela internet; taxa é de R$ 20

dom, 25/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Os interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) poderão se inscrever para o vestibulinho às 15 horas desta segunda-feira, 26.   

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. Para efetivá-la, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho. O exame será realizado no dia 29 de novembro. 

O processo seletivo vai oferecer 64.009 vagas, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao 1º semestre de 2009 (41.592). Desse total, 54.589 vagas são destinadas às 166 Etecs e 25 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). 

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo, serão oferecidas 8.760 vagas para cursos técnicos em salas de 94 escolas estaduais e 660 em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs. 

O próximo vestibulinho vai oferecer também 18.643 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 16.843 vagas. Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 82.652 vagas. 

Requisitos 

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos ( EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas. 

Inclusão social 

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus. 

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição. 

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. 

Novidades 

Nesse processo seletivo, o Ensino Técnico também será oferecido na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC. Ao todo,  serão 3.350 vagas, distribuídas entre as  86 turmas de 51 Etecs.

Outra novidade são os seis novos cursos. Veja quais são:

Eventos – Etec de Artes, 30 vagas à noite e Etec de São Paulo, 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e da noite, ambas na Capital; Etec João Belarmino, de Amparo, 40 vagas á noite;

Gestão Pública – na classe descentralizada do Cepam Butantã, na Capital, 80 vagas, distribuídas entre os turnos da manhã e à noite;

Manutenção e Suporte em Informática – Etec João Batista de Lima Figueiredo, de Mococa, 36 vagas à noite; e Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, 40 vagas também à noite;

Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio – Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, 40 vagas no período integral;

Paisagismo – Etec Martinho Di Ciero, de Itu, 35 vagas à tarde; e

Processos Fotográficos – Etec de Carapicuíba, 40 vagas, à noite 

Do Centro Paula Souza