Inscrição para vestibulinho 2008 das Etecs termina dia 11

Serão oferecidas 14.968 vagas para o ensino médio e 36.337 para os 73 cursos do nível técnico

qua, 03/10/2007 - 11h01 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do primeiro semestre de 2008. Serão 14.968 vagas para o ensino médio e 36.337 para os 73 cursos do nível técnico, totalizando 51.305 vagas. Para concorrer ao ensino médio, o candidato deverá ter o ensino fundamental concluído até o ato da matrícula. Os que pretendem fazer o ensino técnico precisam estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio ou já ter concluído esse ciclo.

Os interessados têm até o dia 11 de outubro para adquirir o manual do candidato, que custa R$ 5,00, na secretaria de qualquer uma das 138 Etecs do Centro Paula Souza, distribuídas por 112 municípios paulistas. Também é possível ter acesso ao o manual pela Internet no site da instituição. Para acessá-lo é necessário ter o programa Adobe Reader instalado no computador.

A inscrição deve ser efetuada também até dia 11 na secretaria da escola onde o candidato pretende estudar. Para os que desejarem se inscrever para um curso técnico da área de Agropecuária (Agricultura, Agroindústria, Agricultura Familiar, Florestal, Gestão da Empresa Rural, Pecuária, Piscicultura e Produção Agropecuária), o prazo de inscrição se estenderá até o dia 26 de outubro. O processo seletivo será centralizado nas respectivas unidades e o calendário e os procedimentos serão diferenciados.

Mais vagas

Para efetivar a inscrição, o interessado deve levar a ficha de inscrição preenchida sem rasura, com o comprovante do pagamento – em qualquer agência bancária – da taxa de R$ 20,00. O exame será no dia 11 de novembro.

Do total de vagas oferecidas, 3.275 foram aprovadas pelo Centro Paula Souza após o fechamento do manual do candidato e não constam da publicação, mas as informações estão disponíveis no site da instituição. Este ano houve crescimento de 88% no número de vagas para o ensino médio em relação ao primeiro semestre de 2007, quando foram colocadas à disposição quase 8 mil vagas. Antes oferecido em 93 unidades, em 2008 o ensino médio estará presente em 126 Etecs. No nível técnico, constatou-se aumento de aproximadamente 25% – 7,3 mil vagas a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Bônus

No vestibulinho das Etecs, o Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afro-descendentes e de 10% a alunos provenientes da rede pública de ensino. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afro-descendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

Os egressos do ensino público devem apresentar cópia simples do histórico escolar do ensino fundamental ou da declaração escolar, discriminada série a série, para comprovar que cursaram integralmente da 5ª à 8ª série na rede pública municipal, estadual ou federal. A cópia ficará na Etec como comprovante.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800 772  2829 (demais localidades) e pelos sites www.vestibulinhoetec.com.br e www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Do Centro Paula Souza

(I.P.)