Inscrição para supletivo em SP termina nesta sexta-feira

Secretaria da Educação encerra prazo nesta sexta-feira, 14 de novembro

qui, 13/11/2008 - 11h04 | Do Portal do Governo

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) em São Paulo estão na reta final. A Secretaria da Educação encerra na sexta-feira, 14 de novembro, as inscrições para este tipo de exame supletivo no Estado. É uma importante oportunidade para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Balanço parcial aponta que 220 mil pessoas do Estado já se inscreveram.

Qualquer pessoa que ainda não concluiu os estudos pode se inscrever – a partir de 15 anos (completos até 13 de dezembro) para a prova do Fundamental e a partir de 18 anos (completos até 13 de dezembro) para a do Médio. Alunos já matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar.

O Encceja é um programa que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Será aplicado em 13 e 14 de dezembro. Passa a ser aplicado em São Paulo, pela primeira vez, após parceria entre a Secretaria e o governo federal. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino.

Para participar será preciso se inscrever gratuitamente pelo site www.educacao.sp.gov.br – link cesu-exames: encceja/2008. Após a inscrição on-line o candidato receberá via correio o cartão de confirmação da inscrição, contendo as informações sobre local, data e horário da aplicação dos exames.

O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria de Estado da Educação. “Decidimos promover mais uma oportunidade para aqueles que estão em busca de uma certificação escolar. É um importante passo na vida de quem pretende galgar melhores oportunidades até mesmo no mercado de trabalho”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Como será a avaliação

Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais

Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

Da Secretaria da Educação