Inscrição para professores temporários termina nesta sexta

Datas e horários da realização das provas serão anunciados oportunamente

qui, 19/11/2009 - 15h30 | Do Portal do Governo

Os candidatos a professores temporários em 2010 que já apresentaram documentação nas Diretorias Regionais de Ensino têm até as 23h59 desta sexta-feira, 20, para fazer a inscrição para a prova de classificação de docentes. A Secretaria da Educação contabilizou 201.822 inscritos até o último dia 13. As inscrições para a avaliação devem ser feitas somente pela Internet, no portal (www.vunesp.com.br) da Vunesp, órgão responsável pela aplicação dos exames. As datas e horários da realização das provas serão anunciados oportunamente. 

“Facilitamos o acesso de todos os candidatos às vagas de professores da rede estadual de ensino e melhoramos a dinâmica de atribuições de classes e aulas”, afirmou o secretário Paulo Renato Souza.

Os candidatos à contratação devem ter diploma de licenciatura ou ter diploma de bacharel ou de tecnólogo de nível superior ou ser aluno do curso regular de licenciatura plena.

Para os docentes que ingressarem na rede estadual, a oportunidade de carreira e reconhecimento é grande. Ao longo de quatro anos lecionando na mesma escola, eles poderão participar do Programa de Valorização pelo Mérito, que praticamente quadruplica seu salário inicial, o que é uma verdadeira revolução na história da remuneração para a categoria no Brasil. Pelo programa, um professor com jornada de 40 horas semanais poderá ganhar até R$ 6.270,00, o que colocará o profissional entre os 10% com maiores salários do País.

No último dia 4, a Secretaria da Educação divulgou, por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, as competências e as habilidades desejáveis para professores que já atuam ou desejam atuar na rede pública estadual, além da bibliografia para exames e concursos.

A publicação especifica os perfis requeridos para professor ensino básico I, professor ensino básico II e de educação especial. No caso dos professores ensino básico I, a Secretaria indica a fundamentação pedagógica, ou seja, identificação das principais contribuições da atividade escolar para o desenvolvimento dos alunos, distinção das condições de aprendizagem necessárias conforme a natureza dos conteúdos, e a construção de rotinas de trabalho para organizar o tempo didático, por exemplo. Também são exigidas competências técnicas gerais – necessárias para todos os professores do módulo – e conhecimentos específicos para o ensino de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

Já aos docentes do ensino básico II são pedidos outros tipos de conhecimentos, como cultura geral e profissional; as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas da educação; conhecimento pedagógico; conhecimentos para o desenvolvimento profissional, entre outros, além daqueles especificamente referidos à sua habilitação.

O texto aponta ainda o perfil desejado, as habilidades, a bibliografia com 15 livros e os documentos requeridos para cada uma das disciplinas: língua portuguesa, arte, educação física, inglês, matemática, ciências, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Em Filosofia, por exemplo, fazem parte do currículo livros de René Descartes e Jean-Jaques Rousseau.

Titulares de cargo devem se apresentar em escola 

Os titulares de cargo classificados nas escolas devem optar pela jornada de trabalho que desejam exercer em 2010, fazendo a inscrição na própria unidade escolar onde atuam, entre os dias 1º e 11 de dezembro. Estes professores não participarão do exame. Os cronogramas das fases de classificação dos inscritos e de atribuição de classes e aulas do processo do ano letivo de 2010 serão estabelecidos em Portaria-DRHU que se publicará oportunamente.

Da Secretaria da Educação