Inscrição para pós em Engenharia Mecânica na Poli termina dia 14

Os aprovados terão direito à moradia gratuita, assistência médica e odontológica e bolsas de pesquisa

ter, 08/01/2008 - 12h07 | Do Portal do Governo

Quem estiver interessado em cursar mestrado ou doutorado stricto sensu em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo pode fazer inscrição até o dia 14, pelo site ou diretamente na Cidade Universitária, na capital. O programa de pós-graduação promove atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de Controle e Automação; Energia e Fluidos; Projeto e Fabricação.

Os aprovados terão direito à moradia gratuita, assistência médica e odontológica e bolsas de pesquisa. Nas últimas quatro décadas, o programa formou 1,5 mil doutores em engenharia. Atualmente, esses profissionais atuam como executivos, professores universitários e pesquisadores. 

Mestrado – O mestrado visa ao domínio e realização de trabalho técnico científico em uma área específica de conhecimento. Uma vez aprovado, o candidato é considerado aluno especial e tem prazo de quatro meses para passar para aluno regular.

Para obter o título de mestre em Engenharia, o aluno precisa concluir os créditos exigidos e ser aprovado no exame de qualificação e na dissertação de mestrado. O curso tem prazo médio de dois anos e máximo de três anos para finalização. 

Doutorado – O doutorado visa ao domínio pleno e realização de trabalho técnico-científico com criatividade e espírito inovador em uma área do conhecimento. Assim como no mestrado, uma vez aprovado, o candidato é considerado aluno especial e tem quatro meses para passar para aluno regular.

Para obter o título de doutor em Engenharia, o aluno deverá ter proficiência em língua inglesa (avançado), concluir os créditos obrigatórios e ser aprovado no exame de qualificação e na tese de doutorado. O curso tem prazo máximo de cinco anos para conclusão.

Desde 2005, o aluno pode cursar doutorado sem ter o mestrado. Entretanto, é preciso aprovação no exame de admissão e ter pedido do futuro orientador. A comissão examinadora da Poli analisa também o Currículo Lattes do candidato, o histórico escolar (graduação) e o projeto de pesquisa de doutorado, entre outros requisitos. 

SERVIÇO

Inscrição: Escola Politécnica da USP

www.thinkup.com.br/ppgem

Rua Professor Mello Morais 2.231, 1º andar

Tel. (11) 3091-5320 

Da Agência Imprensa Oficial