Inscrição para Jornada de Matemática vai até segunda

Cerca de 260 mil estudantes podem participar

sex, 11/07/2008 - 11h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação encerra nesta segunda-feira, 14, o prazo de inscrições para a Jornada de Matemática. Neste ano alunos de todo o Estado podem participar. Em 2007, apenas escolas da Grande São Paulo podiam se inscrever.Cerca de 260 mil estudantes podem concorrer (todos os de 4ª série do Ensino Fundamental nas escolas estaduais).

A direção da escola deve credenciar seus alunos. O estudante que tiver interesse deve formar um grupo e avisar seu professor. Para se inscrever é preciso acessar o endereço www.crmariocovas.sp.gov.br, que contém todo o  regulamento.

A seleção entre os participantes será feita por intermédio de atividades matemáticas – individuais e em equipe composta por cinco alunos da mesma classe – desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série. Não há limite de participantes por escolas, mas haverá uma seleção interna para averiguar a turma representante da unidade.

Todas as escolas participantes deverão encaminhar a suas respectivas Diretorias de Ensino, até 30 de setembro, as fichas-modelo dos alunos selecionados, autorização dos pais para participação, além de relatório contendo: nome do professor responsável pela equipe e que representará a escola; os critérios para a seleção dos alunos; as provas preenchidas pelos alunos da equipe vencedora.

De 1º a 31 de outubro, haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria participante. Em novembro, as equipes concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro será a vez da final, em São Paulo.”Estamos na fase final de inscrições. Será uma disputa saudável, pois ensinará os alunos maneira lúdica. A experiência de 2007 foi muito positiva e agora está sendo ampliada para todo o Estado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Cada um dos cinco alunos da equipe vencedora receberá um computador, jogos educativos e acervo de livros. Os alunos das equipes finalistas receberão jogos educativos e um acervo de livros. Os professores orientadores ganham acervos de livros e a escola da equipe vencedora, material de recreação para uso dos estudantes. 

Da Secretaria da Educação