Inscrição para Dirigente de Ensino acaba nesta segunda, 20

Candidatos devem ter Licenciatura Plena em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação

seg, 20/12/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Será encerrado nesta segunda, 20, o prazo para a pré-inscrição no terceiro processo de Certificação para Dirigente Regional de Ensino (CDRE), da Secretaria da Educação. Diretores de Escola e Supervisores de Ensino da rede pública estadual, interessados em participar do processo, devem acessar o site. São mil vagas disponíveis neste processo totalmente gratuito e coordenado pela Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

A Certificação Ocupacional, instituída em julho de 2008 pelo governo do Estado de São Paulo, tem por objetivo atestar o conhecimento, habilidades e capacidade técnica dos ocupantes de cargos em comissão, funções e empregos de confiança nas áreas estratégicas de comando das secretarias e autarquias paulistas.

O exame de Certificação para Dirigente Regional de Ensino afere, entre outras coisas, a capacidade dos profissionais em analisar, avaliar e interpretar o plano de metas da Secretaria, além de traçar estratégias para a implementação de projetos pedagógicos. A certificação já é obrigatória para os atuais ocupantes do cargo de dirigente regional de ensino; atualmente todos os ocupantes detêm o certificado. A certificação passará a ser exigência aos servidores designados como substitutos dos atuais dirigentes regionais.

Requisitos

Para participar, é necessário preencher os seguintes requisitos: possuir Licenciatura Plena em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação; ter no mínimo oito anos de exercício efetivamente prestado no Magistério, sendo dois anos no exercício de cargo ou função de suporte pedagógico ou de direção de órgãos técnicos, ou ter no mínimo dez anos de Magistério na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O candidato deve ainda ser titular de cargo de Supervisor de Ensino ou Diretor de Escola, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Os candidatos aceitos na pré-inscrição deverão ficar atentos para as outras etapas do processo. A partir do dia 28 de dezembro de 2010 será divulgada no site a lista dos candidatos que atenderam a todos os requisitos e tiveram as pré-inscrições confirmadas. Estes deverão efetivar a inscrição e fazer o agendamento do exame a partir de 03 de janeiro até o dia 18 de fevereiro de 2011.

Exame

Os exames que compõem o processo da Certificação Ocupacional serão aplicados em fevereiro e março do ano que vem. A prova de Conhecimentos e Habilidades Técnicas será composta por 50 questões objetivas, de múltipla escolha, com duração de 2h30. Na sequência, o candidato deverá realizar o inventário comportamental, de 20 minutos de duração e sem caráter eliminatório, que apontará as características mais marcantes da tendência de atitude do candidato, como estilo interpessoal e estratégia de tomada de decisão.

Os exames serão realizados em sistema web em centros de testes credenciados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). São 14 centros, localizados nos municípios de São Paulo (duas salas), Santo André, Guarulhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Registro, Santos e São José dos Campos. Os centros de testes contam com fiscais treinados pela FGV para monitorar a realização do exame.

Será certificado o servidor que acertar 60% da prova e, no mínimo, 50% em cada um dos oito subtemas do exame de Conhecimentos e Habilidades Técnicas.

O resultado será divulgado no dia 6 de abril de 2011, e a homologação está prevista para ocorrer no prazo de até 15 dias úteis também após concluído o período de avaliação.

A Certificação Ocupacional para Dirigente Regional de Ensino tem validade de três anos e será emitida por meio da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas – EBAPE, da FGV.

Banco de Talentos

Os servidores públicos certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado. A ferramenta será utilizada tanto para selecionar profissionais para cargos vagos de dirigente regional de ensino como para escalar os servidores que substituirão temporariamente os ocupantes dos cargos.

Atualmente, 495 servidores de carreira da Secretaria da Educação já fazem parte do Banco de Talentos do Estado.

Serviço:

Processo de Certificação para Dirigente Regional de Ensino
Vagas: 1000
Pré-inscrição: até 20 de dezembro
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp
Inscrição: 03 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011.
Agendamento da Prova: 03 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011
Provas: fevereiro e março de 2011
Resultado: 06 de abril de 2011

Da secretaria de Gestão Pública