Inscrição em concurso público da CPTM para Aluno Aprendiz vai até dia 11

São 24 vagas para os cursos técnicos com duração de 24 meses

qui, 01/05/2008 - 18h03 | Do Portal do Governo

Estão abertas, até 11 de maio, as inscrições do Concurso Público para Aluno Aprendiz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). São 24 vagas para os cursos: Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos (16 vagas) e Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos (8 vagas).

Para participar os interessado devem ter nascido entre 01/08/1986 e 01/08/1991, e ter o Ensino Médio concluído. A idade máxima não se aplica a pessoas com deficiência. A remuneração é de um Salário Mínimo durante o primeiro ano e um Salário e meio durante o segundo.

Os cursos têm 24 meses de duração, compreendendo a fase escolar e o estágio na área de formação; e as aulas são ministradas na unidade educacional existente dentro das dependências da CPTM, no bairro da Lapa. A escola mantém convênio com o SENAI e a contratação ocorrerá sob o regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Legislação pertinente. As aulas acontecem das 7h às 16h e, o estágio, das 8h às 17h.

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site da Fundação Conesul de Desenvolvimento – www.conesul.org – empresa responsável pelo processo de seleção, onde também é possível consultar o Edital completo. Após a efetivação da mesma, o candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 11,30 em qualquer agência bancária.

Não poderão inscrever-se alunos de cursos técnicos ou de aprendizagem industrial do SENAI, do Centro de Formação da CPTM ou ex-alunos dessa unidade.

Prova

A prova de conhecimentos teóricos será realizada no dia 8 de junho, em horários e locais que serão divulgados a partir de 2 de junho. Ela será composta de 40 questões (20 de português e 20 de matemática) que valem, cada, 2,5 pontos, perfazendo o total de 100 pontos. Os testes serão alternativos, sendo que das cinco respostas, somente uma estará correta.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos – desde que não zere em nenhuma das disciplinas. Para a avaliação do perfil profissional, serão convocados os classificados na prova de conhecimentos teóricos, na proporção de três candidatos por vaga.

Em ordem decrescente, os aprovados na fase de avaliação do perfil serão convocados para realizar os exames médicos.

Internet gratuita

Para quem não tem Internet em casa, a CPTM possui postos do Acessa São Paulo, que oferecem acesso à rede mundial de computadores e serviço de impressão gratuitos. Eles estão localizados nas estações Socorro, Granja Julieta e Pinheiros, na Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú / antiga Linha C); Barra Funda, por onde passam as linhas 7-Rubi (Luz – Francisco Morato / antiga Linha A) e 8-Diamante (Julio Prestes – Itapevi / antiga Linha B); Tatuapé, por onde passam as linhas 11-Coral (Luz – Estudantes / antiga Linha E) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana / antiga Linha F); Itaim Paulista e São Miguel Paulista, na Linha 12; Mogi das Cruzes, Dom Bosco e José Bonifácio, na Linha 11; e Piqueri, na Linha 7.

Da CPTM

(C.C.)