Inscrição de vestibular de Pedagogia Unesp/Univesp é prorrogada

Boletos bancários com data de vencimento para dia 6 poderão ser pagos segunda-feira

qui, 05/11/2009 - 20h49 | Do Portal do Governo

Por razões operacionais ligadas a procedimentos bancários, as inscrições para o vestibular de Pedagogia Unesp/Univesp foram prorrogadas. O prazo limite passa a ser a próxima segunda-feira, 9. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp), custam R$ 70 – taxa que pode ser paga em qualquer agência bancária ou pela própria internet – e devem ser efetivadas (inclusive o pagamento) até às 16h (horário de Brasília) da segunda-feira, 9.

Os candidatos já inscritos cujo boleto bancário tem data de vencimento para o dia 6 de novembro podem realizar o pagamento na data ou gerar uma outra via com a nova data no site da Vunesp. A equipe Unesp/Univesp sugere que os candidatos se inscrevam com antecedência e que não deixem o pagamento para a última hora para evitar transtornos.

A seleção dos novos alunos vai formar a primeira turma do curso de graduação semipresencial, oferecido no Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). São 1350 vagas distribuídas em polos localizados em 21 cidades do Estado de São Paulo.

Os candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição na rede de postos do programa Acessa São Paulo, do Governo do Estado, que disponibiliza computadores conectados à web em cerca de 500 pontos na capital e no interior. A prova está agendada para o dia 6 de dezembro. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serão contabilizadas no processo seletivo.

A graduação de pedagogia da Unesp/Univesp é mais uma oportunidade para os professores em exercício das redes pública e privada de todo o Estado de São Paulo ingressarem na universidade. “Além disso, um dos diferenciais desta graduação é a possibilidade de alcançarmos alunos de todo o Estado”, adianta Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo. “Por ser um curso semipresencial, 40% das atividades são realizadas nos polos e os demais exercícios são desenvolvidos a partir de conteúdos disponíveis na internet e TV digital”, completa Vogt. Acesse a página da Univesp e veja a relação de cidades e número de vagas disponíveis.

Grade

O curso semipresencial de Pedagogia Unesp/Univesp tem duração de três anos com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). O curso tem 60% de suas atividades online, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% das atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais que acontecerão nos polos Univesp. Pedagogia Unesp/Univesp conta ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp. Dessa maneira, os alunos têm uma maior flexibilização de tempo e do horário de estudos, como já acontece em importantes universidades do Brasil e de outros países, como Inglaterra, Estados Unidos, Japão, México, Portugal, Espanha e Cuba.

Calendário do processo seletivo e início das aulas

05/10 – início das inscrições
09/11 – término das inscrições
06/12 – exame vestibular
07/12 – divulgação dos gabaritos
19/01 – lista de convocados
03 a 05/02 – matrícula
01/03 – início das aulas

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas – UNESP, USP e Unicamp – e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial. Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. Para atuar diretamente com os novos alunos, tutores também estão sendo selecionados até o dia 9 de novembro.

Da Secretaria do Ensino Superior