Inovações tecnológicas são destaque na 4ª edição da Copla Campo

Realizado em Piracicaba, evento apresentou técnicas para reduzir o impacto da ação do ser humano sobre o meio ambiente

qui, 15/03/2018 - 20h07 | Do Portal do Governo

Durante a abertura da 4ª edição da Copla Campo, em Piracicaba, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou a importância de incorporar a inovação tecnológica na produção agropecuária.

O evento foi realizado pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste de São Paulo (Coplacana), pela Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi) e Sicoob Cocre (cooperativa de crédito com 11 mil cooperados). A iniciativa reuniu as principais novidades em máquinas, equipamentos e implementos para ampliar a qualidade e a produtividade no campo, além de ser um espaço para a promoção de negócios entre os cooperados.

“O setor produtivo se reúne com todo o dinamismo nesse evento promovido pela Coplacana, que foi baluarte do cooperativismo no Estado, é forte e faz toda a diferença no setor”, afirma o secretário Arnaldo Jardim. “Setores como o de implementos agrícolas estão incorporando definitivamente o conceito de agricultura de precisão, com o uso de drones, georeferenciamento e novos critérios de manejo de pragas e aplicação de insumos. Isso nos dá um ganho de eficiência e qualidade que só a tecnologia e informação são capazes de proporcionar”, acrescenta.

“As cooperativas são muito importantes para que o pequeno e médio produtor possam acessar novas tecnologias, tenham capacidade de se fixar no campo, ganhando dinheiro e tendo dignidade naquilo que fazem. Com eventos como esse, evoluímos muito na transferência da tecnologia gerada em institutos de pesquisa”, comenta o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande.

Técnicas

No espaço de exposições da Copla Campo, a pasta responsável pela área apresentou novas técnicas de estudos com o uso de vinhaça, para promover menor impacto ao meio ambiente, em estande da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). “Também apresentamos aos produtores técnicas de como diminuir a volatilização de nitrogênio em fertilizantes muito utilizados, como a ureia”, explica Rafaela Rossetto, pesquisadora do Polo Regional da Apta de Piracicaba, especialista em manejo de solo.

Para o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o bom trabalho da Coplacana ao realizar o evento permitiu que os produtores da região superassem a crise econômica. “Esse evento é um incentivo à diversificação da agricultura regional, que gera empregos, renda e traz sustentabilidade à nossa economia local. Aqui temos bons exemplos de sustentabilidade com o recolhimento das embalagens vazias e na produção de soja em rotatividade com a cana-de-açúcar”, ressalta.

O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, destacou a importância da entidade, que está completando 70 anos e foi a primeira cooperativa de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. “O mercado define os preços, por isso precisamos sempre fazer o melhor com menor custo. Queremos continuar trazendo tecnologia ao produtor, para que ele possa preparar melhor o solo e continuar se ocupando com aquilo que sabe fazer”, diz.