Inovação: Biblioteca de São Paulo oferece muito mais do que livros

Com e-readers, internet e DVDs, equipamento atrai público jovem e recebe cerca de mil visitantes ao dia

sáb, 07/04/2012 - 11h14 | Do Portal do Governo

“Há sempre um copo de mar para um homem navegar.” O verso do poeta Jorge de Lima, extraído de um entre os mais de 25 mil títulos da Biblioteca de São Paulo (BSP), resume bem a sensação de um leitor ao mergulhar nas páginas de um livro.

Com espaços voltados especialmente ao convívio e à interação de crianças e jovens, a biblioteca tem por obejtivo ser um centro de cultura e interação social, conforme explica o líder de atendimento Abdael Silva. “A Biblioteca de São Paulo tem um conceito inovador chamado Biblioteca Viva, em que as pessoas encontram os livros de forma bem diferente. Na verdade, são os livros que encontram as pessoas.”

Ele faz referência à maneira como os livros são expostos, sempre com a capa – e não a lombada – virada para frente, um estímulo para os leitores. A BSP conta ainda com brinquedoteca, DVDs, e-readers (aparelhos para leitura de livros digitais) e acesso gratuito à internet. Outro ambiente com o conceito de biblioteca viva são as tendas, lugares mais reservados nos quais pode-se assistir a filmes em aparelhos de DVDs portáteis, ler ou mesmo ficar à vontade com o notebook. Ao contrário dos livros, não é possível fazer empréstimos de DVDs. “Se emprestássemos os DVDs, nos tornaríamos uma locadora de filmes, e nossa proposta é incentivar a leitura”, afirma o líder.

A poetisa Gisele Pereira Ferreira, que é associada da biblioteca, sabe bem o valor de um livro. “Venho aqui quase todos os dias, bato cartão na biblioteca. Minha TV quebrou há quase 3 anos e fico ensaiando para comprar outra porque amo ler, e o livro tem vindo primeiro que a TV.” Na biblioteca, há títulos novos, como a biografia da cantora Adele e o romance Paixão de Primavera, última leitura de Gisele.

“Eu gosto da variedade dos livros, tem títulos novos que outras bibliotecas não têm” diz a estudante Adriana Nunes Garcia, associada há quase um ano. Para se tornar sócio e fazer empréstimo de livros, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço. O empréstimo é válido por 15 dias e pode ser renovado (presencialmente ou pela Internet) por mais 15. “Se ainda assim a pessoa não conseguir terminar o livro, nós damos um jeito”, garante o líder de atendimento da Bíblioteca de São Paulo.

O acervo, que recebe cerca de mil visitantes ao dia, também pode ser consultado no site da biblioteca .

Serviço
Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana (ao lado do metrô Carandiru)
Terça a sexta, das 9h às 21h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h
Fechada às segundas-feiras

Do Portal do Governo do Estado